Projeto do campus fluvial do Ifap, no Amapá. Foto: Reprodução/Ifap
O Instituto Federal do Amapá (Ifap) apresentou um projeto inédito na Amazônia: um campus fluvial. A ideia é atender comunidades ribeirinhas e levar cursos de qualificação, técnicos e de graduação para quem mora distante dos centros urbanos.
O projeto, que está em fase de captação de recursos para execução, prevê uma embarcação com salas de aula, energia solar como principal fonte de eletricidade e sistema sustentável de coleta e tratamento de dejetos.
Leia também: Conheça os tipos de embarcações mais usados na Amazônia
De acordo com o reitor do instituto, Romaro Silva, a iniciativa reduz a evasão escolar, amplia oportunidades e promove a cidadania, assegurando que mesmo em locais remotos, a educação continue sendo um direito fundamental.
“Aos olhos do governo federal, regiões como a ilha do Marajó e as ilhas do Bailique compõem um espaço necessário para que o Estado consiga chegar com educação pública gratuita e de qualidade por meio da educação profissional. Pensando nessa perspectiva e analisando também os desafios da região amazônica, nós no Ifap, desenhamos uma proposta inovadora que é o campus fluvial”, disse o reitor.
O reitor informou ainda que a unidade vai possuir um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) próprio e vai usar a pedagogia da alternância.
“Nós levaríamos em consideração as vivências que esses alunos têm na comunidade e, ao mesmo tempo, durante algumas semanas do mês nós estaríamos com os profissionais nesses territórios ofertando cursos técnicos e de graduação”, informou.

A proposta prevê 40 professores e 26 técnicos para atuação no campus fluvial. Com a alternância dos atendimentos, a expectativa é que a unidade realize até 800 matrículas ao longo de um ano.
Atualmente o Ifap possui os campi: Macapá, Laranjal do Jari, Porto Grande, Santana, Oiapoque e Pedra Branca do Amapari. Está em construção ainda o campus de Tartarugalzinho.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Veja a relação de cursos propostos:
Cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional:
Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis
Redeiro de Pesca
Agricultor Familiar
Agricultor Orgânico
Açaicultor
Assistente Financeiro
Agente de Desenvolvimento Cooperativista
Condutor de Turismo de Pesca
Agente de Informações Turísticas
Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem
Curso Técnicos – Forma Concomitante:
Técnico em Recursos Pesqueiros
Técnico em Pesca
Técnico em Agricultura
Técnico em Cooperativismo
Curso Técnicos:
Técnico em Sistemas de Energia Renovável
Técnico em Recursos Pesqueiros
Técnico em Pesca
Técnico em Agricultura
Técnico em Fruticultura
Técnico em Cooperativismo
Técnico em Guia de Turismo
Cursos Superiores:
Tecnologia em Produção Pesqueira
Pós-Graduação lato sensu:
Energias Renováveis
Agroextrativismo Pesqueiro e Desenvolvimento Rural
Gestão de Recursos Naturais
*Por Rafael Aleixo, da Rede Amazônica AP