Gramática Wapichana é lançada em Roraima para fortalecer língua indígena

A gramática busca atender à heterogeneidade dos falantes, contribuindo para o fortalecimento da identidade e preservação cultural do povo Wapichana.

Imagem: Reprodução/Gramática Pedagógica Wapichana

A Comunidade Indígena Tabalascada, no município de Cantá (RR), é palco do lançamento da Gramática Pedagógica da língua Wapichana, nesta terça-feira (24). A iniciativa, promovida pelo Museu do Índio, órgão científico-cultural da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), conta com educacionais e de valorização cultural.

A Gramática Pedagógica Wapichana foi construída para ser uma das frentes de fortalecimento e revitalização da língua indígena Wapichana, em um contexto de escassez de formação específica para professores e falta de material didático adequado.

A nova coleção de Gramáticas Pedagógicas em línguas indígenas foi produzida no contexto do Projeto de Documentação de Línguas Indígenas, desenvolvido desde 2008 por meio de uma parceria entre Funai/Museu do Índio e Unesco, e surge como uma ferramenta essencial para fortalecer o ensino e a aprendizagem das línguas originárias, ao mesmo tempo em que promove reflexões sobre as estruturas gramaticais e a importância política do uso contínuo de suas línguas maternas.

O evento conta com a presença de lideranças e mestres do povo Wapichana, além de representantes de diversas instituições, como o diretor do Departamento Indígena, Leonardo Pereira da Silva; e o reitor da Universidade Federal de Roraima, José Geraldo Ticianeli. Exemplares da Gramática Pedagógica já foram distribuídos às escolas Wapichana com o apoio da Coordenação Regional da Funai em Roraima.

A gramática busca atender à heterogeneidade dos falantes, contribuindo para o fortalecimento da identidade e preservação cultural do povo Wapichana.

Sua criação atende a uma demanda por continuidade da formação de professores e ampliação dos materiais de apoio ao ensino da língua Wapichana.

A íntegra da Gramática Pedagógica da língua Wapichana pode ser consultada AQUI.

*Com informações da Funai

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Novo grupo de indígenas isolados no Amazonas está sem proteção há mais de um ano

Funai não publica portaria de restrição de uso nem monta base para monitorar isolados; empresa madeireira e de exploração de gás e óleo atuam na região.

Leia também

Publicidade