Pelas regras da seleção, os candidatos não deverão ter menos de 17 nem completar 25 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso (2019) e ter concluído o ensino médio na data da validação dos documentos. Em certas modalidades, há vagas para ambos os sexos.
Os inscritos farão provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, no dia 25 de novembro deste ano. Também passarão por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de condicionamento físico e validação de documentos.
Os aprovados em todas as etapas terão que se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), em 30 de junho do ano que vem. O curso de formação vai durar, aproximadamente, dois anos. Neste período, os alunos vão receber auxílio de R$ 1.010, além de ter assistências médica e odontológica, alojamento e alimentação no local.
Após a formatura, eles serão promovidos a terceiro-sargento, sendo alocados em organizações militares da Aeronáutica por todo o país, de acordo com as necessidades da FAB.