Fies e Prouni poderão ter mais 140 mil vagas em setembro, diz ministro

Milton Ribeiro, ministro da Educação, adiantou que serão 50 mil vagas para o Fies; e 90 mil para o Prouni.

No próximo mês, existe a previsão de abertura de 140 mil vagas remanescentes no FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – e no Prouni – Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de ensino em instituições particulares. A afirmação foi feita na última sexta-feira (28) pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, que participou de live da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

Fies. (Foto:Divulgação/Agência Brasil)

Durante o anúncio, ele detalhou a previsão de vagas para cada programa. De acordo com o ministro, serão 50 mil vagas para o Fies; e 90 mil para o Prouni.

Na live, o ministro da Educação garantiu que, apesar de existir um passivo bilionário de estudantes que conseguiram o Fies, ainda não é possível cobrar os valores, devido à atual situação econômica do país. Ele também assegurou que o Prouni é um grande projeto.

Questionado se a mudança de gestor na Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior não atrapalharia o andamento da área, Milton Ribeiro disse acreditar que o nomeado Sílvio José Cecchi dará conta do recado.

Além das questões envolvendo o Ensino Superior, durante a live, o ministro da Educação foi questionado sobre o retorno das aulas presenciais agora na pandemia. Ele lembrou que a Comissão Nacional da Educação definiu que pais, gestores e governantes devem decidir sobre essa questão. Milton Ribeiro ainda afirmou que o modelo híbrido de ensino pode acontecer depois da pandemia, porém mais no Ensino Superior. Ele acredita que no Ensino Infantil e Médio deve prevalecer o contato de alunos e professores.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade