Exposição itinerante leva popularização da ciência a comunidades ribeirinhas no Amazonas

O objetivo do evento é promover a divulgação científica e tecnológica de forma acessível, a partir de atividades interativas e interdisciplinares, respeitando as culturas amazônicas.

Uma exposição itinerante para divulgar a cultura científica e estimular a troca de saberes com as comunidades ribeirinhas de Anavilhanas, em Novo Airão, no Amazonas, de 9 a 19 de outubro. Intitulado ‘Do micro ao macro: divulgando as ciências da natureza em comunidades ribeirinhas do Anavilhanas’, o projeto é coordenado pelo pesquisador Ettore Paredes Antunes, líder do Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (Lafeci) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O objetivo do evento é promover a divulgação científica e tecnológica de forma acessível, a partir de atividades interativas e interdisciplinares, respeitando as culturas amazônicas, no arquipélago de Anavilhanas, no Rio Negro. 

A intenção é reunir os comunitários e apresentar experimentos científicos, tendo como meta analisar ações participativas que envolvem sustentabilidade e explicar como pequenas iniciativas do coletivo podem afetar o planeta em um cenário global.

O projeto é apoiado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

Foto: Nathalie Brasil/ Decon/Fapeam

Durante a troca de conhecimentos serão apresentados materiais de divulgação científica como folders, cartilhas, além de um conjunto de experimentos de ciências do ponto de vista da Química, Biologia e Astronomia. O evento conta com a participação de professores e estudantes da Ufam.

Por meio do diálogo sobre a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais, a proposta é discutir a importância do protagonismo das comunidades ribeirinhas na tomada de decisões, estimulando pensamento crítico e despertando a curiosidade, unindo dessa forma conhecimentos tradicionais aos científicos e à tecnologia, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Sobre o POP CT&I  

O programa é uma iniciativa da Fapeam, que visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecendo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. A edição 2023 da SNCT tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade