Enem 2020: confira cinco dicas para garantir um bom desempenho na prova de Redação

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas impressas serão dia 17 e 24 de janeiro de 2021; as provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já está na reta final. Uma das principais preocupações dos alunos é a temida Redação. Pontuar bem nesta disciplina é fundamental para garantir o acesso às universidades, por isso, esta segunda matéria da série especial de preparação para o exame destaca recomendações que podem ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes na prova. 

Foto: Reprodução/Shutterstock

A professora de Redação, Lia Carvalho, listou cinco dicas para esta reta final de preparação:

PRÁTICA – O aluno só aprende a escrever, escrevendo. Produzir redações com diferentes propostas temáticas, levando em consideração o tempo a ser destinado para essa disciplina, é um importante treino para aumentar as chances de tirar uma boa nota.

ATUALIZAÇÃO – Manter-se atualizado é premissa de qualquer vestibulando e constitui condição de cidadania para todas as pessoas. Os estudantes devem acompanhar notícias sobre o Brasil e o mundo.

RELACIONAR – Aproveitar, durante esta revisão final, para relacionar os conteúdos da área de Ciências Humanas – disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia – aos fatos do cotidiano, mazelas e problemáticas sociais que permeiam a realidade atual é fundamental.

NOTA 1000 – É necessário entender o que a banca examinadora espera para um texto de excelência, a maneira de como os textos são avaliados e a construção deles, por isso, sugere-se que os alunos leiam redações que alcançaram a pontuação máxima no Enem.

REVISÃO – São três principais aspectos da Gramática que fazem os alunos perderem pontos na prova: a regência dos verbos, os usos da vírgula e a aplicação dos casos de crase. Uma revisão cuidadosa desses pontos é necessária.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as provas impressas serão dia 17 e 24 de janeiro de 2021; as provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro; a reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro de 2021 (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura) e os resultados serão divulgados a partir de 29 de março. A Redação integra o grupo de disciplinas dos primeiros dias de aplicação. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade