ENCCEJA 2020: inscrições para o exame de certificação em ensino fundamental e médio começam em janeiro

A prova está marcada para o dia 25 de abril de 2021.

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) serão de 11 a 22 de janeiro de 2021, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio e, para participar, não é necessária a comprovação dos estudos. A prova está marcada para o dia 25 de abril de 2021.

A prova está marcada para o dia 25 de abril de 2021. (Foto:Divulgação/Agência Brasil)

O Exame Nacional é voluntário, gratuito e destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio, na data da realização da prova.

A aplicação do Exame é coordenada em todo o país pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e será feita de forma presencial, com todos os protocolos de segurança em saúde exigidos em razão da pandemia da Covid-19.

A chefe da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos), da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Rosangela Viana, falou um pouco sobre as expectativas para o exame.

“Entendo que o Encceja 2020 é uma oportunidade única, tendo em vista que os alunos da EJA tiveram o seu percurso formativo (ano letivo) na escola (aulas presenciais) interrompido, logo, o exame é extremamente importante para todos, garantindo a possibilidade de conclusão da educação básica para esses cidadãos”, disse.

Como fazer a inscrição?


Para efetuar a inscrição, o interessado deve acessar o endereço eletrônico enccejanacional.inep.gov.br/encceja, a partir das 10h do dia 11 de janeiro até as 23h59 de 22 de janeiro. O edital e todas as informações estão disponíveis no site.

Antes de efetuar a inscrição, o candidato que faltou ao exame no ano passado precisa justificar a ausência no Encceja 2019. É importante que o participante leia atenciosamente o edital, os anexos e os atos normativos, para certifica-se de todas as condições e se preenche todos os requisitos exigidos para participação.

Sobre a certificação do Encceja

No ato da inscrição, o candidato deverá optar pela instituição certificadora, sendo duas as opções: a Seed (Secretaria de Educação e Desportos) ou IFRR (Instituto Federal de Roraima). Quando a opção for Seed, a certificação ocorrerá apenas no município de Boa Vista, nas seguintes escolas: para o Ensino Fundamental, as Escolas Lobo D’Almada e Maria Das Neves Rezende, a certificação do Ensino Médio será na escola Monteiro Lobato.

A solicitação de certificados deverá ser feita apenas se o participante for aprovado em todas as áreas de conhecimentos com nota igual ou maior que 100 e na redação nota maior ou igual a cinco.

Feito isso, o participante deverá validar as notas no site do Inep, na página do participante, e depois procurar a escola apta a fazer a certificação, munido de seus documentos.

Caso o candidato tenha ficado com nota inferior a 100 pontos e cinco na redação, ele tem a opção de refazer o Encceja somente na área de conhecimento específica.

Em caso de reprovação somente em Matemática, poderá solicitar junto a uma das escolas responsáveis pela certificação o documento de declaração de proficiência, a fim de que possa fazer um exame especial, regularizando a situação, para que posteriormente solicite o certificado.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você sabia que o Acre teve governador deposto durante o período do Golpe Militar?

José Augusto de Araújo, primeiro governador do Acre eleito democraticamente, teve de renunciar para evitar conflitos. Seringueiros foram oprimidos pelas políticas de ocupação da Amazônia.

Leia também

Publicidade