Dominó em braille é lançado por projeto de universidade no Acre

O dominó em braille é uma adaptação do dominó padrão, consistindo em 24 peças produzidas em impressora 3D.

Fotos: Reprodução/Ufac

O Núcleo Avançado de Empreendedorismo e Tecnologia do Acre (NaveTech-AC), da Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou o projeto de dominó em braille com figuras geométricas no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre, em Rio Branco, com a realização do primeiro campeonato desse jogo.

Leia também: Conheça 3 livros em braille de autores amazônidas que promovem leitura inclusiva

A iniciativa foi desenvolvida em um módulo do projeto IOT (Internet das Coisas), ministrado pelo professor Rodrigo S. Sousa, do Instituto Federal do Acre (Ifac) e realizado no NaveTech-AC, coordenado pela professora Catarina Costa e pelo analista de tecnologia da informação Jair Figueirêdo.

A equipe que desenvolveu o jogo foi composta por Ana Maria B. Souza, José N.C. Neto, Luis Pedro M. Plese, Samuel C. Dias, Sérgio Brazil Júnior e Sthefany S. Ferreira.

O dominó em braille é uma adaptação do dominó padrão, consistindo em 24 peças produzidas em impressora 3D, com acrilonitrila butadieno estireno (ABS, na sigla em inglês).

As peças pesam cerca de 13 gramas e, no lugar dos pontinhos pretos cavados, que representam os números de 1 a 6, estão os símbolos em braille, os quais estão dispostos na horizontal, acompanhados de uma figura geométrica com o número de lados correspondente ao numeral representado. Em cada peça existe uma cavidade para indicar a posição de leitura dos símbolos.

*Com informações da Ufac

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Solo da Amazônia estoca mais da metade do carbono orgânico presente no Brasil

Dados do MapBiomas Solo aponta dados inéditos sobre carbono orgânico armazenado em solo brasileiro.

Leia também

Publicidade