“Palavras de um xamã Yanomami”: Davi Kopenawa participa de conferência em Manaus

Conferência é promovida pelo PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam e acontece nos dias 22 e 23 de abril.

Foto: José Cícero/Agência Pública

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/Ufam) promove a conferência ‘Davi Kopenawa: palavras de um xamã Yanomami‘ e a participação de arguição externa (doutor honoris causa) de Banca Examinadora de defesa de dissertação de três alunos indígenas do mesmo Programa.

O evento acontecerá nos dias 22 e 23 de abril, nos auditórios Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (Fes) e Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), respectivamente.

A conferência, proferida pelo próprio xamã Yanomami é uma ação acadêmica inédita na Ufam. Além dessa atividade, Davi Kopenawa participa de arquição externa de Banca Examinadora de defesa de dissertação de três discentes Yanomami, oriundos da região do Alto Rio Negro (Santa Isabel do Rio Negro) matriculados como alunos fora de sede no PPGSCA/Ufam. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os discentes da turma de 2023 – Odorico Xamatari Hayata Yanomami, Edinho Yanomami Yarimina Xamatari e Modesto Yanomami Xamatari Amaroko – são licenciados pela Ufam, através do curso de Licenciatura Indígena – Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável – Yanomami.

Eles atuam como professores do ensino básico em língua Yanomami em um dos Xapono localizados no Rio Marauiá (Santa Isabel do Rio Negro). Como educadores em suas comunidades, exercem também uma forma de liderança política, construindo pontes entre o saber tradicional e a formação escolar.

Davi Kopenawa

Davi Kopenawa é conhecido por sua luta de décadas em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Ele foi figura-chave para a demarcação da Terra Indígena Yanomami e coescreveu o livro ‘A Queda do Céu’, um relato sobre a cosmovisão yanomami e os impactos do contato com o “povo da mercadoria”. Também é autor do livro ‘O Espírito da Floresta’.

Kopenawa possui o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Atualmente, preside a Hutukara Associação Yanomami (HAY). Kopenawa foi um dos fundadores da associação, considerada a mais representativa da Terra Indígena Yanomami, há mais de 20 anos.

Davi, junto a outras lideranças, tem sido a voz que denuncia os invasores e pede por melhores condições de vida para os Yanomami. Além disso, é uma das lideranças que tem levado a mensagem do povo que segura o céu para todo mundo.

Programação geral

Dia 22.04 (Terça-feira)

Local: Auditório Rio Amazonas – FES – UFAM/Setor Norte

14h – Apresentação Garantido
14h20 – Apresentação Caprichoso
14h40 – Apresentação Ciranda Tradicional
15h – Abertura/mesa de solenidade

Participação Especial

15h15 – Fala de Davi Kopenawa
17h – Coletiva de imprensa (sugestão)
17h30 – Encerramento

Defesas de dissertações

Dia 23.04 (Quarta-feira)

Local: Auditório Solimões – UFAM/Setor Norte

10h – Odorico Xamatari Hayata Yanomami
12h/13h – Intervalo/almoço
14h – Edinho Yanomami Yarimina Xamatari
16h – Modesto Yanomami Xamatari Amaroko

*Com informações da Ufam

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Fundação Rede Amazônica apoia série documental sobre a Amazônia em parceria com a Intro Pictures

A Fundação Rede Amazônica firmou uma parceria com a produtora audiovisual Intro Pictures para a exibição de uma série...

Leia também

Publicidade