Cartilha inédita no Amazonas ensina como produzir tintas naturais com plantas da floresta

Material gratuito para download valoriza saberes tradicionais e incentiva práticas sustentáveis em oficinas, escolas e ateliês

Uma cartilha pioneira no Amazonas acaba de ser lançada com o objetivo de resgatar saberes tradicionais da floresta e ensinar, de forma simples e acessível, como produzir tintas naturais a partir de plantas amazônicas. Intitulada “Biotintas da Amazônia – Introdução ao Universo das Tintas Naturais”, a publicação é gratuita e já está disponível para download.

Criada pela comunicóloga, artista multimídia e produtora cultural Michelle Moraes, a cartilha é voltada para arte-educadores, artesãos, artistas, educadores ambientais, comunidades tradicionais e qualquer pessoa interessada em alternativas ecológicas para a criação artística e pedagógica.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Com passo a passo e linguagem didática, o material apresenta o uso de dez plantas amazônicas, como urucum, jenipapo, crajiru e açafrão-da-terra, na produção de biotintas artesanais. Também oferece informações sobre as propriedades dessas plantas e sugestões de ingredientes alternativos que tornam o processo mais acessível e adaptável a diferentes realidades.

Tintas naturais com plantas da floresta. Foto: divulgação

Leia também: Alunos produzem tinta artesanal biodegradável a partir do açafrão, pó de café e urucum

“Esse é um convite à reconexão com a natureza e ao uso consciente dos recursos da floresta. A cartilha busca inspirar mais pessoas a explorarem a criatividade de forma sustentável e a valorizar os saberes tradicionais que resistem no tempo”, afirma Michelle.

O material pode ser utilizado em oficinas de arte, ações de educação ambiental, projetos socioculturais e atividades escolares. A iniciativa integra o projeto Biotintas da Amazônia, contemplado com bolsa cultural via Lei Paulo Gustavo (LPG), com incentivo do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Prefeitura de Manaus.

Você pode baixar a cartilha AQUI.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade