Uma cartilha pioneira no Amazonas acaba de ser lançada com o objetivo de resgatar saberes tradicionais da floresta e ensinar, de forma simples e acessível, como produzir tintas naturais a partir de plantas amazônicas. Intitulada “Biotintas da Amazônia – Introdução ao Universo das Tintas Naturais”, a publicação é gratuita e já está disponível para download.
Criada pela comunicóloga, artista multimídia e produtora cultural Michelle Moraes, a cartilha é voltada para arte-educadores, artesãos, artistas, educadores ambientais, comunidades tradicionais e qualquer pessoa interessada em alternativas ecológicas para a criação artística e pedagógica.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Com passo a passo e linguagem didática, o material apresenta o uso de dez plantas amazônicas, como urucum, jenipapo, crajiru e açafrão-da-terra, na produção de biotintas artesanais. Também oferece informações sobre as propriedades dessas plantas e sugestões de ingredientes alternativos que tornam o processo mais acessível e adaptável a diferentes realidades.

Leia também: Alunos produzem tinta artesanal biodegradável a partir do açafrão, pó de café e urucum
“Esse é um convite à reconexão com a natureza e ao uso consciente dos recursos da floresta. A cartilha busca inspirar mais pessoas a explorarem a criatividade de forma sustentável e a valorizar os saberes tradicionais que resistem no tempo”, afirma Michelle.
O material pode ser utilizado em oficinas de arte, ações de educação ambiental, projetos socioculturais e atividades escolares. A iniciativa integra o projeto Biotintas da Amazônia, contemplado com bolsa cultural via Lei Paulo Gustavo (LPG), com incentivo do Conselho Municipal de Cultura (Concultura) e Prefeitura de Manaus.
Você pode baixar a cartilha AQUI.