Careiro Castanho: em busca de medalhas no conhecimento

No ano em que a educação no Amazonas ganha destaque nacional, o município de Careiro Castanho comemora o resultado no Ideb 2015 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) alcançando 4,4 pontos. Com 6.788 alunos matriculados na rede pública, sendo 1.568 alocados na sede do município e 5220 na zona rural, o desafio é planejar o futuro da Educação para continuar atingindo as metas estabelecidas no Ideb.

A produção textual também é destaque no município que garantiu a participação de quatro alunos na OLP (Olímpiada de Língua Portuguesa) realizada ainda neste ano, seguindo o calendário escolar 2016. O secretário Municipal de Educação, Renato da Silva Reis, aproveita o momento para comemorar o resultado do Ideb que na avaliação de 2015 alcançou 4,4 pontos em 2015. “Vejo como um fator muito importante para o avanço na Educação. Primeiro o esforço que as escolas tiveram em trabalhar todo um contexto diferenciado e o resultado que surgiu como uma surpresa para todo mundo, muito positivo”, comemorou.

Segundo Reis o município atingiu os índices projetados pelo Ideb, devido ao esforço e à dedicação de professores e alunos. “O Careiro teve destaques em escolas que conseguiram alcançar o índice projetado, ultrapassar por vezes também este índice o que para nós foi uma grande surpresa”, reconhece. Agora o desafio é manter o resultado nas próximas avaliações. “Espero que continuemos nesse mesmo nível e, com certeza, aumentando nos próximos anos”, disse.

Ainda, segundo o secretário de Educação, as escolas perceberam que são capazes de atingir e até mesmo ultrapassar as metas estabelecidas pelo Ideb. “Agora é só melhorar mais a questão de planejamento, de execução, de avaliação e conseguir melhorar esse resultado. Não só o resultado do Ideb, mas também de outras avaliações externas como a ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) e as demais que surgem como novos desafios para o município”, destaca Renato Reis.

A gestora da Escola Municipal João Lobo, Francisca da Silva Ferreira, assumiu a escola em 2013 e desde então vem desenvolvendo um trabalho voltado para as metas do Ideb, através das provas do estilo simulado. “Um dos pontos fundamentais são os simulados e claro, a dedicação e o esforço da família que ajudam neste processo. E, principalmente, a ferramenta fundamental que são os professores”, frisou.

OLP 2016

Para a OLP (Olímpiada de Língua Portuguesa) edição 2016, quatro alunos de três escolas do Careiro Castanho foram selecionados na etapa municipal e estadual. Trata-se da Escola Municipal Francisca Paula da Silva Oliveira com o poema “Minha Comunidade” escrito pelo aluno Raylson Almeida da Silva e com a crônica “Finalmente é Julho” produzida pelo aluno Jhonata de Lima Meireles, ambos orientados pela professora Guiomar da Silva. A escola Raimunda da Costa Villar entra na competição na categoria memórias literárias com o texto “Marcas do Passado” do aluno Aluan Silva da Costa, orientado pela professora Patrícia Gomes do Nascimento.

O Centro Educacional João Lobo também entra na competição na categoria memórias literárias com o texto “A vida no campo” do aluno Raimundo Júnior Cordeiro Miranda, orientado pela professora Cláudia de Souza Machado.

Aos 16 anos, Raimundo está cursando a 7a Série B, incentivado pelos pais e diz ter vocação para leitura e produção textual, por isso aceitou o desafio de participar da OLP 2016. “Primeiro a professora Valéria leu o meu texto “A vida no campo” e gostou. Porque retrata a história dos meus pais que vivem em Jacaretinga, zona rural do Careiro Castanho, onde eles levam uma vida muito humilde, enfrentando as dificuldades do isolamento no tempo do inverno”, relatou.

A seletiva regional será realizada em Fortaleza (CE), nos dias 17 e 18 de novembro, deste ano.

Careiro (Castanho)

Fundação: 19 de dezembro de 1955
Distância de Manaus: 24 km (rios Solimões e Negro)
População: 36.435 habitantes (estimativa IBGE/2015)
Quem nasce lá é: Careirense
Secretário Municipal de Educação: Renato Reis
Escolas: 4 na sede e 43 no município (1 com 2 anexos)
Alunos: 6.788 (Censo Escolar/Inep 2015)
Ideb 2015: 4,4 (Ideb da E.E. Thomé Ferreira Santiago: 4,5)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade