Foto: Divulgação/Semcom Manaus
Aluna da Escola Estadual Maria Calderaro, localizada em Presidente Figueiredo, no Amazonas, a estudante Maria Eduarda Alves de Araújo, de 17 anos, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física e Astronomia Copernicus, realizada em Houston (Texas), nos Estados Unidos. Única representante do Amazonas no evento, ela também garantiu o 3º lugar no ranking global.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
A competição, que incentiva alunos do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio de todo o mundo a se aprofundarem nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), aconteceu de 5 a 10 de janeiro e envolveu exames, desafios interativos e questionários de excursão. Os participantes enfrentaram jogos de física, quebra-cabeças e desafios improvisados.
Para Maria Eduarda, a experiência foi inesquecível:
“No final do teste, a delegação brasileira compartilhou o que eu descreveria como uma sensação unânime, porque, embora não tivéssemos certeza do resultado, sabíamos que havíamos dado nosso melhor. É uma experiência que ficará para sempre na minha memória, porque para mim não é apenas um marco acadêmico, mas também uma grande realização pessoal”.
Durante sua estadia nos Estados Unidos, a aluna participou de visitas técnicas que enriqueceram seus conhecimentos, conhecendo planetários, museus, observatórios e o “Space Center” de Houston.
Ela também destacou a importância de participar de palestras com astrônomos, pois esse momento lhe permitiu visualizar de perto tudo o que havia aprendido em sala de aula.