Alunos da Ufam criam podcasts para tornar a ciência mais acessível; confira

As produções estão disponíveis em diversas plataformas de streaming.

Coordenado pelos professores Guilherme Arêas (coordenador) e Rafael Alvim (vice-coordenador), do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/ Ufam), o projeto de extensão “Podcast Integrativa Fisiológica” tem a proposta de divulgar, através de conteúdos digitais em formato de áudio, conhecimentos sobre a fisiologia cardiovascular de forma mais acessível.

Podcast Integrativa Fisiológica. (Arte:Divulgação/Ufam)

O projeto conta com a participação de 13 graduandos dos cursos de Fisioterapia, Biotecnologia e Farmácia e as produções sobre Fisiologia Humana são disponibilizadas mensalmente nas principais plataformas de streaming.

Surgimento do Projeto

Segundo o professor Guilherme Arêas, a ideia do projeto surgiu em 2016 quando, afastado da Ufam para cursar o doutorado, entrou em contato com a mídia podcast.

“Primeiramente tive contato com programas de divulgação de informações gerais e fui me aprofundar, buscar assuntos mais específicos até acessar canais voltados à divulgação científica, como o Dragões de Garagem, por exemplo. Comecei a seguir e a ter bastante vontade de fazer algo nesse sentido também. Passei um ano em Chicago, EUA, e lá tinha um laboratório de Fisiologia Integrativa, o que me chamou bastante atenção pela maneira como relacionavam a Fisiologia a diversas áreas, como a Neurologia e a Endocrinologia, por exemplo. Então, eu pensei em estruturar algo nesse sentido de facilitar a divulgação científica através da produção de podcasts. Quando voltei para a Ufam, em 2019, propus o projeto, que foi aprovado pela Proext e estamos trabalhando arduamente nele”, relata o professor.

Tema o episódio 2. PORTRAIT OF WILLIAM HARVEY (1578 – 1657). (Foto: WELLCOME IMAGES)

Trabalho em equipe

Toda semana a equipe se reúne para escrever o roteiro, na produção dos podcasts até que tudo seja aprovado para compartilhamento. O graduando do curso de Farmácia, Marcelo Almeida, assume as funções de roteirista e de editor de áudio no Projeto. Ele conta um pouco de como funciona o trabalho em equipe.

“O projeto como um todo é bem democrático. Para a escolha dos temas dos episódios todos, incluindo o professor Guilherme, levam ideias de temas para as reuniões e lá debatemos sobre as ideias definindo, dessa forma, o assunto do episódio. Com a pauta escolhida, nós geralmente recebemos orientações do professor sobre o que seria ou não legal.Nós costumamos fazer os trabalhos em 3 grupos e cada grupo fica responsável por uma parte do episódio. Feita toda a divisão, cada equipe pesquisa e escreve sobre a parte pela qual ficou responsável e, no final, juntamos tudo e lemos todo o roteiro junto do professor nas nossas reuniões semanais. Essas reuniões nos ajudam a podar as arestas pendentes e ajustar detalhes do texto, para que ele fique da melhor forma possível. Com tudo pronto, eu, a Gabriela e o professor Guilherme separamos todo o roteiro em três partes, gravamos os áudios e juntamos tudo. É assim que nós damos vida aos nossos programas.”

Aprendizado reforçado

Para o acadêmico de Fisioterapia, Leonardo Carvalho, o projeto complementa os métodos de aprendizagem da área de Fisiologia.

“Em minha visão, o podcast surgiu como uma alternativa complementar os métodos de aprendizagem ao falarmos de Fisiologia. A proposta em si, permite ao ouvinte, explorar os aspectos teórico-conceituais por meio do ponto de vista dos colaboradores do grupo. Além disso, para nós, acadêmicos, a experiência de aprendizado é ainda mais perceptível. Ao estarmos envolvidos em todo o processo de produção e discussão em grupo, percebemos o quanto o programa contribuiu para não somente a fixação do conteúdo teórico, mas também para o aprimoramento de habilidades específicas, dentre elas, leitura e escrita científica; redação; comunicação e manuseio de ferramentas digitais”, destaca o graduando.


Confira todos os integrantes da equipe:

1. Leonardo Carvalho – Fisioterapia – Roteiro

2. Mesaqueuri Mota – Biotecnologia – Mídia

3. Gabriela Vasconcelos – Fisioterapia – roteiro e áudio

4. Maria Eduarda Barroso- Fisioterapia- roteiro

5. Izabella Carvalho – Fisioterapia- Roteiro e mídia

6. Thaila Frazão- Fisioterapia- Mídia

7.Gabriel Moura – Roteiro e mídia

8. Victória Natália de Sá Oliveira- Fisioterapia- Mídia

9. Amanda Moreira – Biotecnologia – Mídia

10. Tiago de Almeida Araujo – Fisioterapia – Roteiro

11. Jullyanny Vieira – Fisioterapia- Roteiro

12. Marcelo Almeida – Farmácia – Roteiro e áudio

13. Endryl Teles Costa – Sistemas de Informação – Mídia

Acesse as produções do grupo:

Twitter

Instagram

Spotify

Site: https://integrativafisiol.wixsite.com/inicio

Confira o Episódio 2 do podcast que está disponível no canal do Youtube:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Mulheres que Benzem’: benzedeiras de Santarém são protagonistas em vídeo clipe 

A equipe de direção e assistência é toda composta por santarenas. No total, estão a frente do projeto cerca de 30 mulheres. O lançamento do clipe está programado para o final de agosto.

Leia também

Publicidade