Ainda segundo o IBGE, o Amapá deverá produzir, até o fim de 2017, 58,6 mil toneladas de alimentos. A maior parte da produção (54,4 mil toneladas) será de soja, quantidade que representa menos de 0,1% da produção nacional do alimento. De acordo com a Associação de Produtores de Soja do Amapá (Aprosoja) a estimativa é de que o produto movimente mais de R$ 60 milhões na economia do estado somente neste ano.
Além disso, soja é também a commodity com o maior crescimento na produção anual do estado, com crescimento estimado em 28,5% em relação a 2016. Em seguida aparecem feijão (15,8%) e mandioca (12,1%).
Já a produção de laranjas registrou a maior queda na previsão de junho (-3,9%).
Ainda segundo informações do G1, o IBGE apontou ainda um incremento na área total a ser colhida no Amapá, que deverá ser de 23.274 hectares neste ano. Deste total, 18,9 mil são destinados apenas para plantio e colheita de soja.
O Amapá tem a segunda menor produção agrícola do norte do país e a quinta menor do país. A previsão de aumento local está abaixo da nacional, que ficou em 30,1%, com colheita total de 240,3 milhões de toneladas.