Manaus espera mais de 24 mil turistas até junho

Mais de 2 mil turistas passaram pela cidade de Manaus desde o início da abertura da temporada de cruzeiros, no dia 11 de novembro, e que vai até o final de dezembro deste ano. A soma de turistas é referente a três navios já atracados no porto de Manaus. O primeiro, o M/S Sirena, trouxe a bordo aproximadamente 400 visitantes; o segundo, o M/S Silver Spiri, outros 502; e o terceiro, M/S Prinsedam, mais 1.198.

Porto de Manaus. Barcos aportam para conhecer a cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

Dessa forma, a expectativa da Amazonastur é de que aproximadamente 24,6 mil turistas passarão pela cidade durante a temporada, que finaliza em junho de 2017, gerando um impacto de mais de R$ 40 milhões na economia local. Somente durante as primeiras semanas da temporada, três navios, dos 20 esperados, já aportaram no cais do Porto de Manaus, trazendo americanos e ingleses curiosos para conhecer ou rever as belezas da maior floresta tropical do mundo.E para recebê-los, uma estrutura física em vários setores públicos ou privados da Cidade, seja na melhoria do atendimento de bares e restaurantes, estados das ruas e transportes estão sendo preparados para oferecer uma qualidade e conforto para esses turistas.

Alimentos

No setor alimentício, por exemplo, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), que conta com 270 empresas associadas, oferece, durante todo ano, cursos e programas para preparar gerentes e garçons para melhor atender os clientes estrangeiros. De acordo com a diretora da Abrasel, Lilian Guedes, com a chegada dos turistas em Manaus, as empresas associadas procuram realizar um atendimento diferenciado para estes clientes.

“Algumas empresas aderiram o nosso curso ‘Cartilha de Línguas’, cuja finalidade é preparar os garçons a realizarem atendimentos em duas línguas, inglês e espanhol. E um outro curso, é o de ‘Garçom Vendedor’, cujo objetivo é treinar esses profissionais a desenvolverem um atendimento proativo, procurando atender os desejos e necessidades dos clientes, seja ele estrangeiro ou não, de forma a oferecê-lo os serviços e produtos desconhecidos por eles. Entre eles, a degustação de sobremesas e bebidas regionais, gerando assim, o crescimento na renda da empresa para qual trabalha”.

Entre as empresas que já ofereceram os cursos para os seus funcionários, estão: La Parrilla, Ghiotto, Kilomania e a Cachaçaria do Dedé. Outra ferramenta citada pela diretora, para melhorar os serviços aos clientes, é o Programa Alimento Seguro”, que tem como finalidade certificar a qualidade dos produtos vendidos nos bares e restaurantes. E se aprovados, certificando-os com o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Lilian ressaltou que, com a crise, os restaurantes que abriram há 1 ano e meio ou dois, não resistiram e fecharam suas portas, havendo uma queda no setor de 10% a 50%, principalmente no fechamento dos restaurantes que trabalhavam no período noturno. “Além da crise no país, a falta de segurança na cidade também gerou o fechamento das portas dessas empresas”, alerta a diretora.

Porém, ela aponta que este ano houve um aumento de 30% nas vendas de Delivery, principalmente após a adesão do aplicativo Abrafood, por algumas empresas associadas à Abrasel. “Este aplicativo, de solicitação de alimento, já está em mais quatro capitais do Brasil. E está sendo um sucesso ao oferecer qualidade e conforto aos clientes dos bares e restaurantes associados à Abrasel”, reforça Liliana.

Centro Histórico

E sobre as reformas de alguns prédios e praças do centro da cidade, o PAC Cidades Históricas, informa que está previsto para acontecer, até a segunda quinzena de dezembro, o recuo dos tapumes da Praça da Matriz, a entrega da Praça Tenreiro Aranha e a licitação do Pavilhão Universal, um monumento do Período Áureo da Borracha, inaugurado em 12 de outubro de 1912, localizado na praça Tenreiro Aranha, centro de Manaus.

E para 2017, a meta é prosseguir com as obras da Matriz, da Praça Adalberto Vale e, de acordo com o diretor do PAC, Antônio Nelson, a prefeitura deve seguir com outras obras que estão inscritas no PAC Cidades Históricas, como o entorno do Mercado Adolpho Lisboa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Florada Premiada: Rondônia conquista pódio completo em concurso nacional de cafés canéforas

Todos os locais de produção vencedores fazem parte da área classificada como "Matas de Rondônia". Grande vencedora da noite, Sueli Berdes participou da competição pela primeira vez.

Leia também

Publicidade