Acre tem a maior alta do país no setor de serviços em outubro, aponta IBGE

Alta veio após dois recuos seguidos no setor. O índice estadual foi na contramão da média nacional, que teve uma queda de 0,6% no mês de outubro.

O Acre teve a maior alta do país no setor de serviços em outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor registrou um aumento de 6,6%. A comparação é com o mês imediatamente anterior na série com ajuste sazonal.

Essa alta veio após dois recuos seguidos no setor no Estado. O índice estadual foi na contramão da média nacional, que teve uma queda de 0,6% no mês de outubro. Na comparação com outubro do ano anterior, o setor teve uma alta ainda mais expressiva no estado acreano, de 10,2%.

Com esse resultado, o acumulado do ano registrou crescimento de 7,9%. Já no acumulado dos últimos doze meses, ao passar de 6,3% até setembro para 6,6% em outubro, o setor mostrou uma aceleração. O IBGE também revisou o resultado de setembro para uma queda de 1,5%, ante leitura inicial de baixa de 1,1%.

Foto: Lílian Veronezi/PMU

Dados nacionais

Em outubro de 2023, o volume de serviços no Brasil recuou 0,6% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo do indicador, período em que acumulou perda de 2,3%. O setor de serviços está 10,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 3,2% abaixo de dezembro de 2022 (auge da série histórica).

Na série sem ajuste sazonal, frente a outubro de 2022, o volume de serviços recuou 0,4%. O acumulado do ano mostrou expansão de 3,1% frente a igual período de 2022. O acumulado em doze meses mostrou perda de dinamismo ao passar de 4,4% em setembro para 3,6% em outubro de 2023 e registrou o resultado menos intenso desde julho de 2021 (2,9%).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Ritmo do Pará: 4 músicas evangélicas que ganharam versões em tecnomelody

Entre as adaptações mais interessantes estão músicas evangélicas que marcaram gerações e agora ganharam uma roupagem paraense.

Leia também

Publicidade