Acre tem a maior alta do país no setor de serviços em outubro, aponta IBGE

Alta veio após dois recuos seguidos no setor. O índice estadual foi na contramão da média nacional, que teve uma queda de 0,6% no mês de outubro.

O Acre teve a maior alta do país no setor de serviços em outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor registrou um aumento de 6,6%. A comparação é com o mês imediatamente anterior na série com ajuste sazonal.

Essa alta veio após dois recuos seguidos no setor no Estado. O índice estadual foi na contramão da média nacional, que teve uma queda de 0,6% no mês de outubro. Na comparação com outubro do ano anterior, o setor teve uma alta ainda mais expressiva no estado acreano, de 10,2%.

Com esse resultado, o acumulado do ano registrou crescimento de 7,9%. Já no acumulado dos últimos doze meses, ao passar de 6,3% até setembro para 6,6% em outubro, o setor mostrou uma aceleração. O IBGE também revisou o resultado de setembro para uma queda de 1,5%, ante leitura inicial de baixa de 1,1%.

Foto: Lílian Veronezi/PMU

Dados nacionais

Em outubro de 2023, o volume de serviços no Brasil recuou 0,6% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Foi o terceiro resultado negativo consecutivo do indicador, período em que acumulou perda de 2,3%. O setor de serviços está 10,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 3,2% abaixo de dezembro de 2022 (auge da série histórica).

Na série sem ajuste sazonal, frente a outubro de 2022, o volume de serviços recuou 0,4%. O acumulado do ano mostrou expansão de 3,1% frente a igual período de 2022. O acumulado em doze meses mostrou perda de dinamismo ao passar de 4,4% em setembro para 3,6% em outubro de 2023 e registrou o resultado menos intenso desde julho de 2021 (2,9%).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

‘Jesus ruivo’: amazonense chama atenção de atletas durante Mundial de Vôlei em Belém

Apaixonado por vôlei, manauara Maikon Andrade se fantasiou de "Jesus ruivo" para conseguir tirar fotos com jogadores durante competição que acontece no Pará.

Leia também

Publicidade