Manaus 30º • Nublado
Sábado, 02 Março 2024

Lidere o movimento de Responsabilidade Social através dos ODS

Se você é empresário e quer que sua empresa esteja alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), precisa entender o papel da Responsabilidade Social e quais os impactos que farão com que sua atuação constante traga resultados significativos para o negócio.

Ser líder e inovador exige planejamento e estratégia bem definida. Usar os ODS aliados à estratégia do negócio trarão benefícios não apenas ao meio ambiente e às pessoas impactadas diretamente, mas também a todo o ecossistema em torno das empresas e pessoas que abraçarem a iniciativa.

Quer saber mais? Te convido a se deleitar com este texto que a equipe da NTICS, Parceiros da Fundação Rede Amazônica trazem.

Faça uma pausa, pegue um bom café e boa leitura!

Responsabilidade Social em dia: Integrando os ODS no seu Plano de Responsabilidade Social!

Um planeta só. Inúmeros desafios: econômicos, sociais e ambientais. São problemas e também oportunidades para a construção de um mundo mais justo, mais limpo e sustentável.

Para isso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definem as prioridades e aspirações globais para 2030. Eles representam a possibilidade única de eliminar a pobreza extrema e colocar o mundo no trajeto da sustentabilidade.

Os governos de todos os continentes já concordaram com essas metas. Agora é hora das empresas darem as mãos e agirem no presente para um futuro melhor. Elas desempenharão um papel fundamental no cumprimento das 169 metas contidas nos 17 ODS, que definem, dentro da realidade de cada um dos 193 países signatários, as prioridades para uma economia próspera e equitativa. Para as empresas, os ODS representam um novo olhar para si mesmas e a chance de alavancar novos negócios.

Por sua capacidade de investimento e espírito inovador, o setor empresarial prestará uma contribuição imprescindível para o cumprimento dos ODS. As empresas já detêm um amplo conhecimento de tecnologias e de processos ambiciosos de gestão para viabilizar uma economia sustentável. Porém, ter os ODS no Plano de Responsabilidade Social garantirá a cada corporação estimular uma maior parceria com as instituições governamentais e sociais, criar novas relações para dar escala às boas práticas que impactem não só seus negócios, mas seu entorno. Estarão ainda mais capacitadas para ampliar o processo de inclusão social, com a geração de emprego e renda; para utilizar de forma responsável os recursos naturais; e interferir positivamente nas mais diversas áreas – agricultura e pecuária, tecnologia, indústria, finanças, uso de água e saneamento, produção de energia limpa e renovável, da mobilidade urbana ao tratamento de resíduos.

A NTICS, como signatária do Pacto Global, está prestando uma importante colaboração para alcançarmos as metas dos ODS e construirmos um país mais forte economicamente, mais justo socialmente e mais responsável ambientalmente.

Os objetivos de desenvolvimento do milênio convocam todas as empresas a utilizar sua criatividade e inovação para resolver os desafios de desenvolvimento sustentável. Não é à toa que todos os projetos da NTICS têm definido desde o nascimento seus ODS prioritários e em nossos relatórios para sua empresa mostramos os indicadores em que seu projeto contribui para o mundo, com o Brasil, com o seu estado e cidade.

Os ODS buscam redirecionar os fluxos de investimento público e privado globais e, ao fazê-lo, definem mercados em potencial para empresas que podem entregar soluções criativas e mudanças transformadoras. Implantam o valor da sustentabilidade corporativa, fortalecem incentivos econômicos para que setor empresarial utilize recursos de forma mais eficiente e sustentável. Os ODS refletem as expectativas de outras partes interessadas e o direcionamento de políticas públicas futuras. As empresas que alinham as suas prioridades com eles podem consolidar seu compromisso com clientes e a comunidade, investem em comunicação clara e inclusiva, em um ambiente propício aos negócios promissores para toda a cadeia produtiva, afinal, negócios não podem ter sucesso em sociedades que fracassam. As metas ajudarão a unir parceiros para o enfrentamento de desafios comuns e urgentes.

Uma pequena sigla com objetivos imensos. Os ODS permitirão que empresas se tornem líderes e referências, demonstrem como os seus negócios contribuem para o avanço social, ambiental e econômico, minimizando os impactos negativos, maximizando os impactos positivos nas pessoas e no planeta.

Quer entender como sua empresa pode ser mais participativa no movimento de desenvolvimento e responsabilidade social? A iniciativa eleva os índices ESG com foco no Social, comprovando que a empresa está verdadeiramente engajada com a sustentabilidade.

Que tal abraçar a causa? A Ntics Projetos e a Fundação Rede Amazônica te convidam para conhecer mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe e saiba como você pode impactar positivamente. 

Sobre a autora

Marcya Lira é diretora na Fundação Rede Amazônica (FRAM) e pedagoga. Atua com o tema da Sustentabilidade desde 2014 e atualmente relaciona-se com empresas e organizações que prezam pelas boas práticas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de gerir temas mais amplos como educação e inovação.

*O conteúdo é de responsabilidade da colunista

Veja mais notícias sobre Echos da Amazônia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 02 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/