Indicadores sociais nos projetos de responsabilidade social

A diretora-executiva da Fundação Rede Amazônica (FRAM), Marcya Lira, convida a NTIC´s para falar sobre projetos de responsabilidade social.

Você tem o habito de medir os impactos sociais de sua empresa? Tem dificuldade para entender como funcionam e quais os benefícios dessa mensuração?

Nos últimos anos as empresas do mundo inteiro têm dado maior atenção à Responsabilidade Social Corporativa. Quando esta empresa cumpre com sua responsabilidade social, ela cria influências positivas em sua reputação e imagem corporativa, aumentando assim sua vantagem competitiva.

Para entendermos um pouco mais sobre tais indicadores, os parceiros da Fundação Rede Amazônica, NTICs Projetos, trazem mais uma vez um olhar sensível sobre a importância de observar cuidadosamente métricas de atuação da empresa e os dados que são importantes para a contemplação desse papel dentro da Responsabilidade Social Corporativa.

Toda organização é mais do que seu endereço, sua infraestrutura, seu patrimônio. Toda organização é a junção das pessoas e talentos que a integram. Essa equipe interage com fornecedores, clientes, comunidade, parceiros, meio ambiente, governos, entre outros agentes, direta ou indiretamente interessados em suas ações.

Quanto mais valorizado, fortalecido, integrado estiver esse grupo de colaboradores mais fáceis serão as suas atividades, maiores serão suas conquistas.

Para medir como uma empresa atua frente à desafios como equidade de gênero,
direitos trabalhistas, educação, respeito, nasceram os indicadores sociais,
parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar em que
medida os objetivos sociais de um projeto foram alcançados, dentro de um prazo
delimitado de tempo e numa localidade específica.

Os indicadores podem ser utilizados para medir ou revelar aspectos relacionados a diversos planos da vida social da empresa: saúde, segurança, relações de trabalho, direitos humanos, integridade, relações com a comunidade, filantropia corporativa. Os relatórios de boas práticas sociais produzidos pela equipe da NTICS abordamtambém impactos gerados pelas ações socialmente responsáveis das companhias:

● Produtividade e imagem melhorada;
● Redução a rotatividade e absenteísmo;
● Redução potencial para litígios e riscos de reputação;
● Aumento das vendas com base na segurança do produto;
● Novas ideias e inovação;
● Melhora da fidelidade à marca;
● Proteção da licença para operar.

DADOS QUANTITATIVOS

Os relatórios também mencionam com clareza e eficiência dados quantitativos,
como demanda de trabalho futura dada a taxa esperada de crescimento, taxa de retenção de funcionários, medidas de saúde e segurança, número de pessoas cuja a receita anual a empresa melhorou, valor do investimento social em relação ao volume de negócios.

DADOS QUALITATIVOS

Quão dependente é o modelo de negócios da empresa do talento humano? Como a empresa trabalha para ser o empregador preferido em sua indústria? Os fornecedores são escolhidos levando em consideração o padrão de trabalho? Essas são perguntas que o relatório responde e instiga as corporações a melhorar.

Incentivo a Filantropia!

Se sua organização assume o papel de doador benevolente, que destina recursos para que entidades realizem trabalhos sociais, isso merece ser enaltecido. As doações são convertidas em aumento de reputação e melhora da imagem da marca junto à sociedade.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Tudo isso ajuda a empresa a se alinhar com os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, da ONU. Então, mencione também quais os ODS sua empresa alcança com as atividades éticas e responsáveis.

Que tal abraçar a causa? A Ntics Projetos e a Fundação Rede Amazônica te
convidam para conhecer mais sobre o assunto e saber como você pode impactar positivamente. 

Sobre a autora

Marcya Lira é diretora na Fundação Rede Amazônica (FRAM) e pedagoga. Atua com o tema da Sustentabilidade desde 2014 e atualmente relaciona-se com empresas e organizações que prezam pelas boas práticas em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de gerir temas mais amplos como educação e inovação.

*O conteúdo é de responsabilidade da colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

O futuro incerto dos botos da Amazônia no meio de uma seca histórica

Este ano, a seca dos rios amazônicos já é pior que a de 2023, quando 209 botos-cor-de-rosa e tucuxis foram encontrados mortos no Lago Tefé, no Amazonas, em grande parte devido ao superaquecimento das águas.

Leia também

Publicidade