A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré atraiu diversos estrangeiros para Rondônia e, por isso, o idioma inglês foi usado como oficial de Porto Velho por um tempo.
As primeiras produções jornalísticas de que se tem notícia em Rondônia foram feitas quando Porto Velho nem existia e suas terras pertenciam ao município amazonense de Humaitá, onde em 1891 foi fundado o jornal ‘O Humaythaense’. Humaitá ficava na divisa do Amazonas com o Mato Grosso – região que engloba hoje o município de Porto Velho, em Rondônia.
Apesar da publicação do jornal ‘O Humaythaense’ já ser realizada na região, o primeiro jornal de fato de Porto Velho, que seria publicado alguns anos depois, surpreendeu por ter sido feito completamente em inglês.
Trata-se do ‘The Porto Velho Times’, com edição inicial de 4 de julho de 1909, data da independência norte-americana, onde ficava a matriz da empresa construtora da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Na época, as notícias em destaque eram sobre os acidentes que aconteciam na Estrada de Ferro, crimes na cidade, o surto da malária, eventos locais e até o ataque de um monstro no Rio Madeira. Há exemplares do jornal disponíveis na Biblioteca Municipal Francisco Meireles.
Porto Velho norte-americana?
De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré atraiu diversos estrangeiros para a Amazônia. Dessa forma, o inglês se tornou o primeiro idioma oficial da cidade na época.
E, devido a toda essa miscigenação, o jornal ‘The Porto Velho Times’ foi produzido todo em inglês com foco nos trabalhadores da ferrovia, que eram norte-americanos e até franceses. Outra curiosidade da época é que até mesmo os cardápios dos restaurantes eram escritos no idioma norte-americano.
Em português, a primeira publicação foi o jornal ‘O Município’, em 1915, e que em 1917 teria seu nome mudado para ‘Alto Madeira’ – hoje o segundo jornal mais antigo da Amazônia Ocidental e um dos 20 mais antigos do país.