Manaus 30º • Nublado
Domingo, 14 Abril 2024

Você sabia que a popular Avenida Constantino Nery, em Manaus, já mudou de nome 5 vezes?

Com quase seis quilômetros de extensão, a Avenida Constantino Nery vai da Avenida Torquato Tapajós, na região do bairro Flores, e segue até o Centro de Manaus (AM). Ela é conhecida por cortar regiões extremamente valorizadas da capital amazonense, como os bairros de Flores e Chapada. 

Mas você sabia que a popular avenida já mudou de nome cinco vezes? 

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia

A página do Instagram 'Manaus de Antigamente', reuniu informações sobre leis e decretos que levaram a trocas de nome (cinco vezes!). "De acordo com o blog do saudoso Carlos Zamith, a Avenida Constantino Nery já mudou de nome cinco vezes através de leis e decretos", descrevem.

A primeira mudança aconteceu por meio da Lei nº 426, de 30-11-1905, que modificou o nome de Constantino Nery para João Coelho. Nos anos que se seguiram, outras modificações foram feitas no nome da avenida. Confira:


  • Lei nº 999, de 26-03-1919 – João Coelho para Olavo Bilac;
  • Lei nº 1407, de 04-05-1927 – Olavo Bilac volta para Constantino Nery;
  • Decreto 03, de 01-11-1930 – Constantino Nery volta para Olavo Bilac;
  • Lei nº 295, de 12-10-1953 – Olavo Bilac volta para Constantino Nery.

Marco

Inclusive, ao lado do Terminal de Integração I, existe um obelisco que marca a inauguração da rua João Coelho, no dia 8 de dezembro de 1906.

Para representar a inauguração, o obelisco foi construído no marco zero da rua. O marco inaugural fica ao lado direito do Terminal de Integração, o T1, no sentido centro-bairro. Ele possui os dizeres:

"Inaugurado em 8 de dezembro de 1906 pelo Excelentíssimo Senhor Doutor Antonio Constantino Nery, Governador do Estado. Sendo o Director das Obras Públicas o Senhor Doutor Jacinto Estellita Jorge". 


Veja mais notícias sobre CulturaAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 14 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/