Manaus 30º • Nublado
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Viva Santana: aniversário da segunda maior cidade do Amapá é transmitido pelo canal Amazon Sat

Vista aérea de Santana. Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Segundo maior município do Amapá, Santana fica a 17 quilômetros da capital e foi criada pelo Decreto-lei 7.369 de 17 de dezembro de 1987. Com mais de 100 mil habitantes, a cidade é próxima de Macapá, Mazagão e Porto Grande. Neste domingo (17), para celebrar o aniversário do município, o canal Amazon Sat transmite a festa que faz parte do projeto 'Viva Santana'.

A comemoração dos 36 anos de criação do município conta com shows, festival gastronômico e esportes, realizados desde o último dia 24 aos fins de semana. O ponto alto das celebrações ocorre no domingo, no corredor da folia (Avenida Santana), e a transmissão acontece a partir de 20h até 22h (horário do Amapá).

Além da Virada Cultural, também é realizada a Feira Inovatech, voltada para desenvolver a economia e proporcionar a geração de emprego.

Porto da cidade. Foto: Bunks - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0

Curiosidades sobre a cidade

De acordo com o governo do Estado, a cidade é conhecida como porta de entrada fluvial do Estado. "Em seus portos, chegam e partem navios e barcos que fazem linha para Belém (PA) e outras cidades do Pará e da Região Norte. Também possui o porto específico para receber navios cargueiros de grande porte de bandeira internacional". 

Um do fatos mais conhecidos que envolve o porto da cidade é sobre um dos maiores naufrágios do Brasil, o caso do 'Novo Amapá', corrido em janeiro de 1981.

Mas o município também é lembrado por seu forte turístico, com a Ilha de Santana, que já serviu até de cenário para filmes e onde é possível praticar "trekking"em um percurso de mais de 3 quilômetros em contato com ecossistema de mata de várzea e cerrado, além de árvores como a Samaúma. 

Além disso, na região também há vários balneários que atraem grande número de visitantes nos fins de semana. No Igarapé da Fortaleza, por exemplo, concentram-se restaurantes com cardápio variado e típico da região amazônica. 


Veja mais notícias sobre CulturaAmapá.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/