Saiba como se inscrever para visita guiada ao Bumbódromo no Festival de Parintins

Agendamento para a visitação inicia nesta quarta-feira (25) e pode ser feito no Portal da Cultura sempre com um dia de antecedência. Visitas duram em torno de 40 minutos e acontecem várias vezes ao longo do dia.

Foto: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O palco do tradicional duelo entre os bois Caprichoso e Garantido, o Bumbódromo, estará aberto para visitação ao público durante o 58º Festival Folclórico de Parintins 2025. A iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, ocorrerá entre os dias 25 e 29 de junho, com agendamento prévio e vagas limitadas.

Leia também: Fachada do Bumbódromo de Parintins ganha mais cores e vida há quatro anos; conheça as pinturas

O link para agendamento será aberto no dia anterior de cada visitação, sendo fechado após o preenchimento das vagas e reabrindo no dia seguinte, sempre às 9h.

📲 Acompanhe os especiais do Portal Amazônia no Festival de Parintins

Os interessados poderão realizar o agendamento a partir desta terça-feira (24/06), no Portal Cultura do AM. A visitação será dividida em grupos de 40 pessoas cada, nos horários das 9h às 9h40; 9h40 às 10h20; 10h20 às 11h; e 11h às 11h40. 

Além de conhecer o Bumbódromo, o público também será contemplado com a apresentação teatral ‘Parintins, Folclore em Festa!’, com os alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro de Parintins. A encenação será realizada no hall do centro cultural, integrando o roteiro de visitação.

Leia também: Bumbódromo: conheça a arena que sedia a disputa dos bumbás Garantido e Caprichoso no Amazonas

Os visitantes também vão poder conhecer:

  • o hall de de entrada, onde acontece a exposição 60 anos Festival de Parintins e estandes dos bumbás Caprichoso e Garantido; ⁠
  • Camarote Tapiri (sétimo andar), vista aérea da Arena do Bumbódromo;
  • corredores internos do Bumbódromo, acesso às salas de produção, camarins dos itens individuais, e salas de atendimento ao elenco dos bumbás;
  • Arena do Bumbódromo, visualização e identificação dos lados azul e vermelho e posicionamento de jurados;
  • e área externa (frente do Bumbódromo) – arte em relevo de paisagens de contos, lendas e cotidiano ribeirinho esculpidos no muro do prédio feitas por artistas da Associação dos Artistas plásticos de Parintins (AAPP).

De acordo com o diretor-geral do Circuito da Cultura 2025, Tiago Rocha, para agendar a visita, é necessário que o turista preencha um formulário com nome completo, CPF, data de nascimento e dependentes. São esperadas 160 pessoas por dia durante o período de visitação.

“Para cada horário serão disponibilizadas 40 vagas, todos assistem o espetáculo e em seguida serão divididas em quatro grupos de 10 pessoas para seguir o roteiro”, explicou o diretor-geral do Circuito da Cultura 2025, Tiago Rocha.

Também responsável pela direção e roteiro da peça teatral, Tiago Rocha destaca que a experiência proporciona uma imersão cultural, aproximando turistas e torcedores da magia que envolve o maior festival folclórico do Norte do país.

*Com informações da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Comissão de Direitos Humanos aprova criação da Política Nacional de Segurança dos Povos Indígenas

A proposta reafirma competências de vários órgãos de Estado relacionadas ao combate à violência contra os povos indígenas.

Leia também

Publicidade