Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 20 Outubro 2020

Tocantins é ótima opção para o turismo doméstico; conheça as belezas do estado mais novo do país

273131_1000

Segundo o Ministério do Turismo (MTur), após meses de paralisação, vários atrativos começam a ser reabertos no País, sendo que as viagens rápidas são a bola da vez na retomada das atividades. Opções não faltam para os brasileiros que buscam localidades que promovam descanso, lazer e distanciamento social. Atividades em família ou pequenos grupos para roteiros exclusivos são as mais indicadas, e o Estado do Tocantins oferece várias possibilidades.

Pedra Furada, Ponte Alta: Jalapão está aberto aos turistas. (Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins)

A flexibilização do isolamento social tem levado prefeituras, associações, empresários tocantinenses a se organizarem para atender estes turistas. O Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), conduziu várias reuniões, virtuais e presenciais, neste sentido, além de ter elaborado protocolos e criado o selo TO Seguro, cedido aos estabelecimentos que estão cumprindo as regras de segurança estabelecidas.

Confira abaixo, algumas regiões do Tocantins preparadas para a retomada:

Jalapão

A reabertura das atividades da Região Turística Encantos do Jalapão era uma das mais aguardadas. O município de São Félix voltou a receber viajantes no mês de setembro, enquanto Mateiros, Ponte Alta e o Parque Estadual do Jalapão, administrado pelo Governo do Estado, foram oficialmente abertos ao público na última semana.

Cânion Encantado: acesso somente com guias autorizados. (Foto:Thiago Sá/Governo do Tocantins)

Técnicos das superintendências de Turismo e Cultura estiveram na região, para orientar os empresários locais na adoção dos protocolos de segurança em hospedagens, restaurantes, atrativos e lojas/associações de artesanato, sendo que alguns empreendimentos receberam de imediato o selo TO Seguro e outros foram orientados sobre as adequações a serem implementadas.

Já é possível visitar a região e usufruir de suas belezas singulares, como as Dunas, a Cachoeira da Velha e os diversos fervedouros, rios, quedas d'água, formações rochosas, como a Pedra Furada. Porém, a partir de agora, para controlar o fluxo turístico será exigido agendamento prévio, feito exclusivamente por guia/condutor de turismo ou agência.

Com a reabertura do Jalapão aos turistas, o paulista Antônio Foltran retornou à região pela terceira vez. Amante do ecoturismo e acostumado a viajar sozinho pelo Brasil e outros países da América do Sul, em picape adaptada, ele afirma que a dificuldade de acesso demanda preparo, mas as sensações vivenciadas em cada atrativo compensam. "Se você me perguntar se prefiro Machu Picchu, no Peru, ou o Jalapão, minha resposta é Jalapão", elogia.

Serras Gerais

A Região Turística das Serras Gerais Também está retomando suas atividades, após a elaboração de protocolo de segurança, uma ação que envolveu as prefeituras e a Associação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e Produção Associada de Serras Gerais do Tocantins (Assegtur), com apoio da Adetuc e demais parceiros.

A empresária e diretora executiva da entidade, Fernanda Castro, lembra que, além das normas gerais, cada agência e operadora tem seus próprios protocolos. "As propriedades particulares têm seguido corretamente", revela ela, confirmando que os turistas estão retornando à região. "Temos muitos agendamentos, as pessoas se cansaram de ficar em casa", comemora.

Azuis: redução de visitas diárias e ocupação de pousadas. (Foto:Tharson Lopes/Governo do Tocantins)

Localizada no sudeste do Tocantins, reconhecida pela riqueza em belezas naturais, lagos, cachoeiras, grutas, além da forte tradição histórico-cultural, a Região das Serras Gerais conta com nove municípios com atividades turísticas: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Pindorama, Rio da Conceição e Taguatinga.

Em Aurora, a retomada do turismo foi confirmada no dia 4 de setembro, por meio de decreto incluindo o Rio Azuis, um dos menores do mundo e com estrutura de pousadas e restaurantes. Limitação na quantidade de pessoas nos pontos de banho e nas hospedagens, bem como uso de máscara e álcool em gel estão entre as regras.

Em Almas, a 310 km de Palmas, o Cânion Encantado foi reaberto ao público no último dia 7, com sistema de gestão de segurança implantado e em pleno funcionamento. "A visitação é permitida somente com guia ou condutor ambiental, sendo que capacitamos 105 condutores entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro", explica o empresário Nilton Roversi. A região possui quatro quedas d'água simultâneas com mais de 70 metros de altura, trilhas, mirantes e piscinas naturais.

Cantão

A Região Praias e Lagos do Cantão envolve os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, além da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal, o Parque Estadual do Cantão, o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia. Ali, o destaque é a vegetação singular, por ser área de transição entre a Amazônia e o Cerrado, com lagos, rios, trilhas.

Cantão: área de transição entre biomas Amazônia e Cerrado. (Foto: Manoel Jr/Governo do Tocantins)

No Cantão, também há preocupação em relação à pandemia. O empresário Leonardo Azevedo, que integra a Instância de Governança da Região, conta que o protocolo da sua empresa está implantado, após meses de estudos e a parceria da Adetuc. Segundo ele, a procura pelos turistas ainda é discreta, mas retornando aos poucos.

Retomada

O turismo foi um dos setores da economia mais impactados pelos efeitos da pandemia da Covid-19. Porém, o entendimento geral é pela adequação dos ambientes e mudança de comportamento dos próprios turistas. A procura por roteiros de viagem comprova uma demanda reprimida, o que renova a esperança dos empreendedores da economia criativa.

"A Adetuc tem trabalhado todos esses meses para auxiliar prefeituras e empresários, com o objetivo de prepará-los para retomada das atividades e que toda a cadeia do turismo possa cumprir os protocolos e garantir, conforme preconiza o governador Mauro Carlesse, o desenvolvimento do turismo", pontua Tom Lyra, presidente da Adetuc e secretário de Indústria, Comércio e Serviços.

Veja mais notícias sobre TurismoNotíciasCidadesTocantins.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 20 Outubro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/