Projeto busca viabilizar potencial turístico em comunidades indígenas de Rondônia

Somente a comunidade Paiter Suruí, em Cacoal, possui rota turística para moradores e visitantes do Estado.

Atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável. Foto: Giliane Perin/Secom RO

turismo tem se desenvolvido em Rondônia nos últimos anos, buscando oferecer o etnoturismo com um novo atrativo no Estado. Por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), o projeto ‘Conexão Etnoturismo’, em Cacoal, tem como propósito promover a integração e alinhamentos das comunidades indígenas para que sejam visitadas por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo.


Para o governador Marcos Rocha, incentivar o turismo em áreas indígenas traz o resgate da história e fortalece a cultura de Rondônia. 

“As comunidades indígenas rondonienses são caminhos que ajudam a contar a história do Estado. Com respeito ao território, as rotas serão instrumentos promissores de turismo, desenvolvimento social e econômico”,

ressaltou.

Por enquanto, somente a comunidade Paiter Suruí, em Cacoal, possui rota turística para moradores e visitantes do Estado, onde é possível desfrutar de diversas atrações como: pintura corporal indígena, degustação de alimentos regionais indígenas, danças e venda de artesanatos.

De acordo com o titular da Setur, Gilvan Pereira, o intuito do projeto é dar iniciativa para futura implantação de um plano de visitação em outras localidades indígenas. 

“Nosso objetivo é mostrar para outras comunidades, que elas possuem um grande potencial, e seguindo as recomendações, estas também podem se tornar um atrativo à população em geral”, 

afirmou.

As atividades turísticas nas comunidades seguirão a legislação federal e as normas técnicas do turismo sustentável para promover as atividades turísticas; no processo de desenvolvimento local, regional e estadual do turismo, promovendo assim, atrativos e troca de experiências. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade