Pesca esportiva é opção turística no Tocantins

A diversidade e a quantidade de rios no território tocantinense, além das principais bacias hidrográficas com os rios Tocantins e Araguaia, oferecem uma riqueza de espécies de peixes amazônicos. Esses peixes se tornam atrativos para a prática de pesca esportiva em diversas regiões do Estado. 

Várias espécies fazem parte da atividade pesque e solte. Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins
Espécies nativas, como o tucunaré, a caranha, a bicuda, a cachorra larga, o barbado e a curvina, por exemplo, também são motivos para a vinda de turistas e praticantes dessa modalidade para regiões turísticas da Ilha do Bananal, das Serras e Lagos e das Praias e Lagos do Cantão. Praticada no esquema pesque e solte, a pesca esportiva proporciona uma vivência com a natureza e incentiva a preservação dos peixes e do meio ambiente.

Por meio de projetos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) incentiva a pesca esportiva no Estado, principalmente devido ao potencial turístico dessa prática.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp, está em andamento o processo de financiamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), a partir de um empréstimo que será realizado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Um dos objetivos é incentivar o turismo pesqueiro e o segmento da pesca esportiva no Tocantins, além de conscientizar os praticantes quanto à preservação do meio ambiente e dos peixes.

O projeto tornará possível a contratação de uma consultoria para elaborar o Plano de Desenvolvimento da Pesca Esportiva do Estado do Tocantins, os Roteiros Ecoturísticos de Pesca Esportiva e os Projetos de Fortalecimento da Base Empresarial e Comunitária nos municípios turísticos de Palmas, Porto Nacional, Lajeado e Peixe. Além disso, será possível capacitar guias de turismo especializados em pesca esportiva e elaborar um guia prático de pesca esportiva para os praticantes que visitam o Estado. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade