Oficina capacita profissionais para promoção de turismo sustentável na Serra das Andorinhas, no Pará

Participantes foram capacitados como condutores de trilhas, estudantes e demais profissionais da área ambiental na elaboração de estratégias que promovam a região turística.

Foto: Reprodução/Agência Pará

Para potencializar o turismo sustentável no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, entre 29 de agosto e 2 de setembro, a primeira oficina de planejamento de trilhas e roteiros turísticos nas Unidades de Conservação (UCs).

A programação teve como objetivo capacitar condutores de trilhas, brigadistas e demais profissionais da área ambiental na elaboração de estratégias que promovam o turismo sustentável nessas áreas protegidas. O curso, ministrado pelo assessor técnico do Ideflor-Bio, Júlio Meyer, ocorreu de forma teórica no prédio-sede da Gerência da Região Administrativa do Araguaia (GRA) e prática nas dependências das UCs.

Vale ressaltar que o Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e a APA Araguaia são verdadeiros tesouros naturais, com paisagens deslumbrantes, rios, cachoeiras e uma rica biodiversidade. Essas áreas oferecem uma experiência única aos visitantes, promovendo a conexão com a natureza e a conscientização ambiental.

Foto: Reprodução/Agência Pará

Durante o curso, os participantes tiveram acesso a conhecimentos e técnicas sobre planejamento, sinalização e gestão de trilhas, além de discutirem práticas de turismo responsável. Na ocasião, foram abordados temas como a identificação e caracterização das trilhas, a avaliação de impactos ambientais, a definição de normas de conduta para visitantes e a importância da interpretação ambiental no turismo. Eles também puderam realizar atividades práticas, como a demarcação de trilhas e a elaboração de um roteiro turístico.

De acordo com Júlio Meyer, a capacitação dos profissionais envolvidos no turismo ecológico é de extrema importância para garantir uma experiência segura e sustentável aos visitantes, além de contribuir para a preservação dessas áreas naturais.

“O planejamento adequado das trilhas e roteiros turísticos, aliado a uma gestão eficiente, é fundamental para minimizar os impactos negativos e promover a conservação ambiental”, 

afirmou.

Ao final da oficina, os participantes ressaltaram a importância dessas capacitações para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. A troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais fortaleceu a compreensão sobre a importância da conservação do meio ambiente e a necessidade de práticas responsáveis no turismo.

A titular da GRA, Laís Mercedes, considerou a iniciativa louvável e de fundamental importância para o aperfeiçoamento do turismo ecológico na região. “Com o fortalecimento das boas práticas e o estímulo à conservação ambiental, espera-se que essas áreas naturais continuem a ser apreciadas pelos visitantes, ao mesmo tempo em que são preservadas para as gerações futuras”, enfatizou a gerente.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade