No Tocantins, Parque do Jalapão tem novas regras para evitar aglomerações

A entrada nos atrativos também só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado, que poderá conduzir grupo composto por, no máximo, dez pessoas.

Com o objetivo de evitar aglomerações e oferecer um ambiente seguro aos turistas, o governo do Tocantins publicou normas para o retorno de visitas aos principais atrativos da região.

Jalapão. (Foto:Divulgação/Naturatins)

Entre as mudanças, está a limitação de 200 pessoas por dia para visitas às Dunas, à Cachoeira da Velha e à Prainha do Rio Novo. Já para a Serra do Espírito Santo, o limite é de 100 pessoas por dia. A limitação representa cerca de um terço da capacidade normal dos atrativos antes da pandemia do coronavírus.

As visitas com restrições já estavam autorizadas desde o início deste mês, porém não havia números fixos de pessoas para cada ponto turístico.

A Instrução Normativa com as novas regras está sendo implementada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do estado (Adetuc). O documento também trata dos processos de agendamento para visitação.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Carlos Rodrigues, explica que somente agências e guias de turismo cadastrados podem solicitar as visitas.

A entrada nos atrativos também só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado, que poderá conduzir grupo composto por, no máximo, dez pessoas.

Segundo Warley Rodrigues, as novas regras pretendem ainda assegurar a preservação e o controle ambiental do Parque.

Segundo o governo do Tocantins, a reabertura do Parque Estadual do Jalapão significa um importante passo para a retomada gradativa do fluxo turístico, a partir da diminuição de casos de coronavírus no estado.

Continuam obrigatórios o uso de máscaras e o distanciamento social durante permanência nos atrativos. Dúvidas em relação ao agendamento das visitas podem ser esclarecidas pelo e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br ou pelo telefone (63) 3218-5802.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade