Mapa on line mostra localização de praças e incentiva turismo em Belém

Além de disponibilizar à população quase 300 localizações importantes de Belém, o mapa torna mais públicas as funções de competência da Semma e suas respectivas ações.

Você conhece todas as praças de Belém? Calma. Agora os belenenses  – e, claro, os turistas – contam com a tecnologia para ajudar nesta saga, principalmente para saber detalhes de manutenção e arborização. Com apenas alguns cliques, o internauta pode encontrar a localização das praças da capital paraense por meio de um mapa.

Esta é a primeira etapa do projeto ‘Áreas Verdes’, e além de já disponibilizar à população quase 300 localizações importantes de Belém, o mapa também torna mais públicas as funções de competência da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e suas respectivas ações.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

Neste primeiro momento, 268 praças já foram registradas. Em uma segunda etapa, a população poderá acompanhar informações como data de poda, roçagem e plantio, funções de competência da Semma, dando transparência às atividades executadas.


“As praças são espaços urbanos que, além de valorizar o meio ambiente natural, propiciam lazer, integração e socialização aos moradores e frequentadores”, lembra a secretária municipal de meio ambiente, Christiane Ferreira. “Pedimos que todos ajudem a manter esses espaços, não danificando ou subtraindo vegetação e equipamentos”, completa.

Tecnologia e política pública 

Roberto Souza, analista de sistemas da Cinbesa, explica que, para a Semma, o objetivo do projeto ‘Áreas Verdes’ é disponibilizar uma ferramenta tecnológica. “A primeira versão da aplicação desenvolvida pela Cinbesa disponibiliza o cadastro das áreas levantadas pela Semma: um banco de dados e suas localizações identificadas em um mapa digital”, destaca Roberto.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belém

A população pode acessar o aplicativo por meio do computador, tablet ou celular. Nova funções serão adicionadas em breve. “A previsão é que outras funcionalidades sejam incluídas, possibilitando à população a busca das Áreas Verdes pelos bairros”, destaca Nelson Delgado, gerente de projetos da Cinbesa.

Acesse o mapa interativo AQUI.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade