Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Terça, 24 Novembro 2020

Exposição retrata a importância das unidades de conservação no Parque do Utinga, em Belém

up_ag_22923_18751b83-9bbe-42f5-9ec8-1cd9fbf4db3b
A exposição "Conecte-se com a natureza – Áreas Protegidas do Pará", que faz parte da terceira edição da campanha nacional "Um dia no Parque", é uma ótima opção para quem visita e se exercita no Parque Estadual do Utinga Camilo Viana. A mostra, disponível até o dia 15 de novembro, apresenta 21 fotografias que retratam a beleza natural das unidades de conservação paraenses.

"Qualquer tipo de experiência que tire as artes do cubo branco, que são as galerias, e traga para o contato mais direto com o público é válida. Apreciar fotografias que valorizam a natureza com uma exposição dentro de um dos mais bonitos espaços verdes da cidade é uma forma especial de experienciar a obra de arte", ressalta o artista visual Felipe Pamplona, que interrompeu a corrida para conhecer a exposição.

Exposição tem como tema "Conecte-se com a natureza – Áreas Protegidas do Pará". (Foto:Marcelo Seabra/Agência Pará)
A exposição é fruto de uma parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio) com o Imazon. "Esse trabalho integrado é muito importante para o fortalecimento da gestão das unidades de conservação. Com ele, otimizamos e captamos recursos para manutenção, produção e execução de projetos, que vão trazer benefícios para as unidades e auxiliam na implementação de políticas públicas", explica a presidente do Ideflor-bio, Karla Bengtson.


A paraense Elana Katherine, que mora em Florianópolis, estava há seis anos sem vir a Belém. Com o objetivo de matar a saudade dos familiares e se reconectar com suas raízes, aproveitou as suas férias para viver a cidade.

"Ainda não conhecia o Parque e foi um encontro muito bonito, principalmente porque tive contato com a região das áreas protegidas do nosso Estado. Essa exposição faz com que a população entenda a importância da preservação, tenha contato com o que é seu. O Utinga não é apenas um espaço para lazer, mas também um espaço de conexão com as nossas origens, nosso patrimônio" - Elana Katherine, visitante do Parque.

A presidente do Ideflor-bio reforça que essa exposição estimula a valorização e defesa das áreas protegidas, sensibilizando os participantes para adoção de atitudes de conservação e uso consciente, além de possibilitar que outros estados também conheçam as unidades do Pará, por fazer parte da campanha nacional.

Exposição ao ar livre


Em um percurso de 100 metros em área aberta, próximo à Casa da Mata, no Parque do Utinga, paralela a pista de caminhada, as fotografias são fixadas com a distância de 3 metros uma da outra, para garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas pela pandemia de Covid-19.

"Vejo essa exposição como uma sala de aula ao ar livre para falar de educação ambiental. Quando nós trazemos informações das unidades de conservação administradas pelo Ideflor-Bio, estamos agregando cultura", Ivan Santos, gerente do Parque.

A mostra fotográfica retrata quatro unidades de conservação, que formam um conjunto de área protegidas em plena Região Metropolitana de Belém (Parque Estadual do Utinga Camilo Viana; Área de Proteção Ambiental de Belém – APA Belém; APA da Ilha do Combu e o refúgio de vida silvestre Metrópole da Amazônia).

Segundo Socorro Almeida, diretora de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-bio, as unidades de conservação são verdadeiras riquezas. "Precisamos zelar para que a natureza existente na nossa cidade consiga nos ajudar a mudar o microclima, proteger a biodiversidade e preservar as espécies que ainda existem aqui", informa.

Apaixonada pela natureza, a paulista Valéria Walker, professora aposentada, aproveitou a visita aos familiares em Belém para conhecer o Parque. "Achei tudo muito maravilhoso aqui e para completar essa exposição tão interessante, que nos apresenta outras unidades de conservação do Estado que eu não teria tempo de conhecer. Adorei", ressalta.

Concurso seleciona 20 fotografias e conscientiza sobre as áreas protegidas


O concurso "Conecte-se com a natureza – sua fotografia", que faz parte da exposição, selecionará 20 fotografias para uma galeria virtual do Imazon. Segundo a coordenadora do projeto, Jakeline Pereira, mostrar as belezas naturais paraenses e conscientizar a população sobre os benefícios das áreas protegidas são objetivos deste concurso.

Para participar, basta postar fotos de sua autoria, marcar os perfis do Imazon, Ideflor-bio e utilizar a #minhaconexãocomanatureza até o dia 31 de outubro. Acesse o regulamento e saiba mais. O resultado sairá no dia 3 de novembro.

Exposição "Conecte-se com a natureza – Áreas Protegidas do Pará"
Visitação: até 15 de novembro, de 6h às 17h, (exceto às terças-feiras)
Local: Parque Estadual do Utinga (Av. João Paulo II, S/N - Curió Utinga - Belém)
Entrada gratuita

Veja mais notícias sobre ArteCulturaNotíciasTurismo.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 24 Novembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/