Entre suas 269 avenidas, 1.808 ruas e 998 travessas, a cidade das Mangueiras tem alguns logradouros curiosos
As passagens, ruas, travessas e avenidas estão tão presentes no nosso cotidiano que muitas vezes nem percebemos as histórias que elas carregam. A cidade de Belém, no Pará, é um exemplo vivo disto. Entre suas 269 avenidas, 1.808 ruas e 998 travessas, a cidade das Mangueiras tem alguns logradouros curiosos.
Confira algumas curiosidades das ruas de Belém:
Avenida Presidente Vargas
Um dos principais logradouros turísticos da capital, a Avenida Presidente Vargas é maior rua de Belém. A avenida abriga a Praça da República, onde est´a localizado o Theatro da Paz, iniciando-se no Boulevard Castilhos França e terminando na Avenida Gama Abreu, sendo considerada o corredor financeiro da cidade. Sua distância total chega próximo a 2,5 quilômetros.
Rua da Ladeira
Rodeada de casarões antigos, a Rua da Ladeira é considerada a rua mais antiga da capital paraense, datada de 1616, mesmo ano de fundação da cidade. Localizada ao lado do Forte do Presépio, ligando a Praça da Sé à Feira do Açaí, a Rua da Ladeira faz parte da região turística do Centro Histórico de Belém.
Primeiras ruas
Em 1650, as primeiras ruas foram abertas, todas paralelas ao rio. Os caminhos transversais levavam ao interior. Era maior o desenvolvimento para o lado Norte, onde os colonos levantaram as suas casas de taipa, dando começo à construção do bairro chamado de Cidade Velha. Na parte sul, os primeiros habitantes foram os religiosos capuchos de Santo Antonio.