Caverna do Jabuti, a maior caverna do Mato Grosso

Localizado no município de Curvelândia, na Serra do Padre Inácio, o local tem aproximadamente 4 km, equivalente a 33 campos de futebol.

Localizado no município de Curvelândia, na Serra do Padre Inácio, a 311 km de Cuiabá, no Mato Grosso, está uma das atrações turísticas do Estado: a Caverna do Jabuti. O local tem aproximadamente 4 quilômetros, o que equivale a 33 campos de futebol em linha reta. Na região já foram identificadas, em seu entorno, mais cinco outras cavernas: Figueira, Lobo, Abismo dos Jabutis, Três Buracos e Passagem de Urubu.

Descoberto pelo morador Mauro de Moura em 1982, a formação rochosa é feita de arenito e calcário, e tem entre 580 a 620 milhões de anos. Com seus 3.860,51 metros de galerias mapeadas com amplos salões de fácil acesso e depósitos de origem química de uma beleza cênica, conhecida como espeleotemas (sendo as estalactites, estalagmites, cortinas, represas de travertinos, flores de aragonita e outros), a Caverna do Jabuti apresenta grande potencial para o turismo de contemplação.

Foto: Reprodução / Espeleoturismo Curvelândia

Em 2014, a caverna, que é o primeiro monumento natural de Mato Grosso, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual pela Secretaria de Cultura (SEC), Portaria n° 019/2014, de 31/03/2014. No processo de estudo, alguns salões já receberam nome: Salão da Taça, Salão do Pão de Açúcar, Salão da Cocada, Salão Nossa Casa, Salão Cortinado, Salão das Colunas, Salão Buracão, Salão Vaca Seca, Salão Templo da Expansão do Universo, Salão Repolho e Salão Altar do Sacrifício.

Nas paredes é possível encontrar uma rica morfologia formada de flores de aragonita, cristais de quartzo, dolomitos (cristais), seixos de quartzo, estromatólitos e fragmentos de calcedônia. 

Foto: Reprodução / Espeleoturismo Curvelândia

Visitação da Caverna

Após a descoberta do local, há 40 anos, a caverna foi aberta para visitação de turistas pela primeira vez. A caverna está a apenas 9 km da área urbana e é protegida pela unidade de conservação Monumento Natural Caverna do Jabuti, instituído pelo Decreto Municipal nº 25 de 19/07/2007 que tem uma área de 250 hectares.

A visita na caverna é possível desde crianças até idosos sem nenhum grau de dificuldade e a regulamentação da visitação turística, segundo a prefeitura, foi realizada “conforme a capacidade de carga da caverna, contemplando o tripé da sustentabilidade com benefícios sociais, ambientais e econômicos para a sociedade”.

O passeio inicia com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada do monumento. O passeio acontece em 15 ambientes diferentes dentro da caverna e tem a duração de duas horas e 15 minutos, aproximadamente. 

A visitação pública da Caverna do Jabuti pode ser agendada através de reserva agências de turismo credenciadas na Prefeitura Municipal de Curvelândia que podem ser consultadas no site da prefeitura

De acordo com a Espeleoturismo Curvelândia, o acesso é muito fácil devido a altura dos salões que permitem em todos os ambientes andar em pé tendo que curvar levemente somente em algumas passagens para outro salão. Para a visitação, acompanhado de um guia, é cobrado R$ 50 por pessoa.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Projeto de cosméticos sustentáveis assegura renda de comunidades na Amazônia

O Projeto Cosméticos Sustentáveis da Amazônia é uma parceria público-privada que congrega 19 associações de produtores focadas na extração da biodiversidade amazônica.

Leia também

Publicidade