Foram registradas nove trilhas na Amazônia, sendo oito trilhas comuns e uma trilha de longo curso.
Trilhas são uma atividade prazerosa para os amantes da natureza. É uma forma democrática, saudável e, muitas vezes, gratuita, de lazer, que pode incluir trajetos de poucos metros a caminhos que se estendem por centenas de quilômetros.
Algumas das trilhas no país são tão longas que, para percorrê-las, um dia não basta. Em 2018, os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente se uniram para criar a Rede Trilhas – Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – com o objetivo de promover os caminhos como instrumento de conservação da biodiversidade e conectividade de paisagens e de geração de emprego e renda no entorno das trilhas.
Um boletim com a atualização mais recente da rede foi lançado este ano. Desde então, vários percursos foram incorporados à rede, que inclui trilhas regionais, ou seja, aquelas que precisam de pelo menos um pernoite para ser completada, e nacionais, aquelas que precisam de 28 dias de caminhada para serem percorridas.
Atualmente, existem mais de 30 trilhas cadastradas na rede, somando cerca de 10 mil quilômetros de trajetos que cortam 51 unidades de conservação, em 20 unidades da federação e 220 municípios. E claro que a região amazônica integra a lista: foram registradas nove trilhas na Amazônia, sendo oito trilhas comuns e uma trilha de longo curso.
Confira algumas trilhas localizadas na Amazônia:
Caminhos do Rio Negro (Amazonas)
Extensão: 630 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 1 – Belém – Caraparu (Pará)
Extensão: 65 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 2 – Trilha dos Três Quilombos (Pará)
Extensão: 56 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 3 – Petimandeua – Taciateua (Pará)
Extensão: 73 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 4 – Taciateua – Capanema (Pará)
Extensão 47 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 5 – Travessia dos Campos (Pará)
Extensão: 85 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 6 – Camutás-Urumajó (Pará)
Extensão:80 km
Trilha Amazônia Atlântica | Trecho 7 – Trecho Serra do Piriá (Pará)
Extensão 54 km
Monte Roraima (Roraima)
Extensão: 102 km
A rede permite que as trilhas sejam mapeadas, divulgadas para o público e recebam sinalização padronizada, com símbolos que indicam, por exemplo, a direção da trilha, pontos de interesse e saídas.
“Entendemos que as trilhas de longo curso são uma das mais importantes ferramentas para a implantação do ecoturismo em nível nacional. A gente tem que aproveitar a oportunidade de que o país se destaca em nível mundial, enquanto país do ecoturismo e desenvolver produtos que atendam à demanda internacional”, explica a coordenadora de Desenvolvimento e Apoio à Comercialização de Produtos e Experiências, Fabiana Oliveira.
Parte das trilhas, com mapas e informações sobre elas, podem ser consultadas no eTrilhas.