Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Setembro 2021

A Amazônia em imagens: conheça a cidade de Maués, no Amazonas

77394958_1224041014454194_8950572872607203328__20210625-145159_1

Um dos principais municípios do estado do Amazonas, Maués comemora 188 anos de fundação nesta sexta-feira (25). Banhada pelo rio Maués Açu, a cidade é conhecida como a Terra do Guaraná pela abundância do fruto.

O nome Maués tem origem na língua Tupi e na tradução significa curioso e inteligente. Maué ou Maue também é o nome usado para designar a nação indígena que habitava a região e que pode significar "Papagaio falante ou inteligente".

A história de Maués tem início com os indígenas Munduruku e Mawé, que viviam em constante conflito devido as suas diferenças culturais e a disputa da posse de terras da região em meados do século XVII.

Até hoje a economia do município gira, principalmente, em torno da cultura do guaraná. O município exporta cerca de 300 toneladas por ano. O município também produz em pequena escala outras culturas como. Pecuária, avicultura e pescado também têm impacto significativo na economia.

O turismo é um setor econômico com grandes possibilidades de desenvolvimento no município pela existência privilegiada de inúmeras áreas de belezas naturais, como corredeiras, cachoeiras, grutas, reservas indígenas, reservas de desenvolvimento sustentável, praias etc.

São cerca de 2.400 metros de área de balneabilidade que abrange as duas principais praias: Antártica e Maresia. A Maresia é a mais conhecida, pois todos os anos é lá que acontece a tradicional Festa do Guaraná no fim do mês de novembro, atraindo milhares de turistas para o município.

O Portal Amazônia separou algumas imagens do município a partir do acervo da Prefeitura de Maués. Conheça a Terra do Guaraná:

(Fotos: Arquivo/Prefeitura de Maués) 

Veja mais notícias sobre CidadesTurismoAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 28 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/