5 curiosidades sobre o Parque Estadual do Cantão e suas riquezas naturais quase intocadas

O PEC é uma área na Amazônia brasileira com mais de 90 mil hectares de fauna e flora preservados.

Com cerca de 7 milhões de km², a bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo, na qual cerca de 4 milhões de km² estão na Amazônia brasileira. Estes rios que banham a região guardam centenas de riquezas naturais quase intocadas, como o Parque Estadual do Cantão (PEC), localizado no Estado do Tocantins.

O PEC é uma área na Amazônia brasileira com mais de 90 mil hectares de fauna e flora preservados. O Portal Amazônia reuniu cinco curiosidades sobre o Parque:

Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Primeira UC do Tocantins 

O Parque Estadual do Cantão é considerado a primeira Unidade de Conservação (UC) de proteção integral criada no Estado do Tocantins, por meio da Lei Estadual nº 966 de 14 de julho de 1998.

Maior população de boto-do-araguaia

O PEC é uma das UCs mais importantes do país devido à sua riqueza biológica de espécies. Nele estão protegidas mais de 600 espécies de aves e peixes e é o local que abriga a maior população descoberta de boto-do-araguaia (Inia araguaiensis) e de ariranhas (Pteronura brasiliensis), além de sua vasta população de onças-pintadas, jacaré-açu, harpia e outros. 

Fronteira entre Amazônia e Cerrado

O Cantão, como é popularmente conhecido o PEC, possui uma vegetação típica do Cerrado brasileiro e um clima característico da Floresta Amazônica, o que proporciona a coexistência de centenas de espécies dos dois biomas.

A porta de entrada do PEC é Caseara, uma cidade que fica a 260 km de Palmas, capital tocantinense. Os cerca de 90 hectares de extensão são mantidos sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturantis).

Cidades históricas

Para além das paisagens naturais e animais da fauna da Amazônia e Cerrado, dentro dos limites do Parque existem algumas cidades históricas, como é o caso de Araguacema.

Construída ao redor de uma antiga prisão, a cidade virou um destino turístico. Nela estão ruínas de um antigo frigorífico utilizado para abastecer as Forças Armadas do Brasil, na época da Segunda Guerra Mundial. 

Foto: Thiago Sá/Conexão Tocantins

Piscinas naturais e praias

Por ser banhado por vários rios, dentre eles o Araguaia, várias piscinas naturais se formam nos períodos de seca. Além disso, existem várias opções de trilhas ecológicas, como a trilha do ferrugem.

Na cheia, é possível que visitantes aproveitem as várias praias, com paisagens únicas. Vale destacar:

  • Praia da Gaivota
  • Praia da Ilha
  • Praia do Sol

E aí? Você já conhece o Cantão?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade