Título de Doutor Honoris Causa é aprovado pela UERR ao Trio Roraimeira por promoção da cultura regional

Trio Roraimeira, composto pelos músicos Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto, vai receber título pela 'atuação na promoção da cultura e da música regional'.


Trio Roraimeira completa 40 anos. Foto: Divulgação/Semuc

A Universidade Estadual de Roraima (UERR) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa aos artistas Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto, que compõem o Trio Roraimeira. A honraria é a maior concedida por instituições de ensino superior no país.

Com 40 anos de uma união artística que se consolidou como o Movimento Roraimeira, um marco na cultura roraimense, o grupo musical foi reconhecido pela “sua atuação na promoção da cultura e da música regional”.

Leia também: Caldeirão de culturas e valorização regional: Movimento Roraimeira completa 40 anos

A honraria será entregue no dia 11 de novembro, no aniversário de 19 anos da instituição. A solicitação foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Ppgec), em conjunto com outros programas de ensino da universidade estadual, ao Conselho Universitário.

Criado em 1984, o Movimento Roraimeira surgiu da genialidade de Zeca, Neuber e Eliakin, e uniu músicos, escritores, poetas e artistas visuais do Norte do país, tendo na música a expressão mais marcante.

A honraria de Doutor Honoris Causa não será o primeiro título do trio. Entre os louros colhidos durante as décadas de carreira, está a maior honraria dada a um artista no Brasil: a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida ao trio em 2018. Hoje, eles são “cavaleiros da cultura brasileira”.

O trio Roraimeira surgiu como uma oportunidade de mostrar a beleza de Roraima tanto para trazer alegria para o coração do roraimense quanto para atrair turistas. Entre os monumentos naturais destacados nas composições do trio estão pontos turísticos como a Pedra Pintada, o lago Caracaranã, além da cultura indígena e das comidas e cheiros da terra de Makunaima.

Durante as quatro décadas de carreira o trio viveu muitos momentos especiais e importante para o Movimento Roraimeira, como em 1996 e 1998, quando Zeca Preto e Neuber Uchôa fizeram show na Suíça e o Eliakin Rufino se apresentou na Alemanha, levando a cultura roraimense para a Europa.

Além de shows internacionais, eles fizeram turnê pelo Norte do Brasil e apresentações no Rio de Janeiro e em Curitiba. O trio também teve músicas regravadas por artistas nacionais, como Gaby Amarantos, que regravou “Pimenta com Sal”, uma composição de Eliakin Rufino.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cientistas avaliam como répteis e anfíbios lidam com mudança climática em ilha de Roraima

Expedição à Estação Ecológica de Maracá coletou mais de 400 espécimes para investigar como esses animais lidam com o aumento da temperatura previsto para as próximas décadas.

Leia também

Publicidade