10 times da Amazônia Legal com nomes inspirados em termos indígenas

Confira alguns clubes dos estados da região batizados com expressões de origem indígena.

De Norte a Sul, clubes carregam nomes de termos ou expressões de origem indígena. Foto: Mapeiti Kokaproti/Gaviãokfc

Considerado o esporte mais popular do mundo, o futebol carrega uma imensidão de representações simbólicas que conectam torcedores e clubes à diversos contextos históricos e sociais. Os nomes de times, por exemplo, normalmente são escolhidos com base em algum fator associado à história de tais agremiações.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De Norte a Sul, por exemplo, diversos clubes brasileiros foram batizados com termos ou expressões de origem indígena, cujos significados derivam dos povos originários e geralmente representam alguma característica do clube.

O Portal Amazônia preparou uma lista com 10 times da Amazônia Legal com nomes inspirados no vocabulário indígena, reforçando a importância pela preservação da história e identidade daqueles responsáveis pela formação do povo brasileiro. Confira:

Náuas Esporte Clube (Acre)

Fundado em 2003, o time acreano que representa o Vale do Juruá homenageia o povo indígena Nawa (ou Náua), etnia que vive na região do alto rio Moa.

Time inspirado em nomes indígenas - Náuas
Elenco de 2018 do time Náuas Esporte Clube. Foto: Manoel Façanha

Ypiranga Clube (Amapá)

Um dos clubes mais tradicionais do futebol amapaense, o time carrega o nome que possui origem tupi, da expressão y-piranga, que significa “rio vermelho”, onde y=rio e piranga=vermelho.

Time do Ypiranga  Foto: Rafael Moreira/GE-AP
Time do Ypiranga. Foto: Rafael Moreira/GE-AP

Manaus Futebol Clube (Amazonas)

Apesar de homenagear a capital do Amazonas, o nome vem do povo indígena Manaós, que habitava a região do Rio Negro antes da colonização portuguesa.

Time do Manaus Futebol Clube. Foto: Divulgação/Instagram-Manausfc

Amazonas Futebol Clube (Amazonas)

Escolhido também em homenagem ao maior território do Brasil, o nome Amazonas tem origem na mitologia grega, mas reza a lenda que foi utilizado pelos espanhóis para se referirem às tribos de mulheres indígenas guerreiras encontradas durante a colonização.

Time do Amazonas Futebol Clube. Foto: João Armando/AMFC

Araguaia Futebol Clube (Mato Grosso)

Fundado em 2008, o time mato-grossense tem o nome Araguaia, de origem na língua tupi que significa Rio das Araras, em referência a um dos mais afluentes do Centro-Oeste e da Amazônia Legal.

Time do Araguaia Futebol Clube. Foto: Assessoria Araguaia/Ks Total Sports

Gavião Kyikatejê Futebol Clube (Pará)

Primeiro time profissional 100% indígena do Brasil, o time carrega a manifestação cultural e histórica do povo Kyikatejê, etnia que habita o município de Bom Jesus do Tocantins, no Pará, cuja nome significa “povo do rio acima”.

Leia também: Gavião Kyikatejê, o primeiro time indígena do Brasil

Time do Gavião Kyikatejê. Foto: Divulgação/Instagram-gaviaokfc

Tapajós Futebol Clube (Pará)

Fundado em 2012, o time profissional de Santarém possui nome derivado do povo indígena Tapajós, que habitava as margens da foz do rio Tapajós, a principal bacia da Amazônia Pré-colonial.

Time do Tapajós Futebol Clube. Foto: Divulgação/Instagram-tapajosfc

Ji-Paraná Futebol Clube (Rondônia)

O nome do time, um dos mais tradicionais do futebol rondoniense, tem origem na língua tupi. Ji-Paraná um termo indígena associado ao significado de “machado pequeno” e também batiza um dos rios mais importantes de Rondônia.

Time do Ji-Paraná. Foto: Divulgação/Ji-Paraná

Baré Esporte Clube (Roraima)

Referência do futebol roraimense, o clube carrega o nome que homenageia o povo indígena Baré, etnia que habita a região do Rio Negro no extremo norte da Amazônia.

Time do Baré Esporte Clube. Foto: Divulgação/Baré EC

Tocantinópolis Esporte Clube (Tocantins)

Time tradicional do estado, o clube de Tocantinópolis possui nome derivado do termo indígena Tukã’tin, que significa “bico de tucano” e também está ligado ao povo indígena Tocantins.

Equipe do Tocantinópolis EC. Foto: Site Esporte Ajax Tocantinense

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pescador encontra desenhos rupestres em pedras durante expedição em Roraima

Os desenhos foram registrados às margens do rio Jatapu, em Caroebe, após sete dias de viagem. Iphan afirma que vestígios arqueológicos são protegidos por lei federal.

Leia também

Publicidade