Você sabia que o Teatro da Instalação já foi uma tabacaria?

O local é um dos prédios emblemáticos da Belle Époque em Manaus e passou a ser um espaço de difusão cultural a partir de 2001.

Foto: Reprodução/Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas

O charmoso sobrado de azulejos azuis chama atenção de quem passa pela rua Frei José dos Inocentes, no centro histórico de Manaus (AM). Trata-se do Teatro da Instalação, administrado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, desde 2001.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

O local é um dos prédios emblemáticos da Belle Époque e passou a ser um espaço de difusão cultural a partir do dia 6 de maio de 2001, quando recebeu a ‘Ópera dos Três Vinténs’, de Kurt Weill e Bertholt Brecht, no Festival Amazonas de Ópera (FAO). Antes, o prédio abrigava a antiga loja Casa Havaneza.

Leia também: 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera acontece entre abril e maio em Manaus; veja a programação

Imagem: Reprodução/Blog do Durango

A loja, que tratava inicialmente de uma tabacaria em 1888, era de propriedade dos comerciantes J. Vaz da Costa e Soares. O nome foi uma referência à capital cubana, Havana. Porém, a loja expandiu seguindo a demanda e passou a comercializar roupas e outros itens. Além disso, o casarão já foi drogaria e abrigou a sede do Instituto Superior de Estudos da Amazônia (ISEA).

Atualmente, o espaço que foi transformado em ambiente cultural em 2001, contempla 214 lugares e recebe espetáculos de teatro e de dança, concertos, shows, ensaios cênicos de dança e cinema. Também foi adaptado para ser acessível para deficientes físicos.

Amazonas Band e o maestro Rui Carvalho. Foto: Heloisa Gomes

O Teatro da Instalação é também a base de dois corpos artísticos estatais: Amazonas Band e do Corpo de Dança do Amazonas (CDA). Os ensaios acontecem de segunda à quarta-feira, das 9h às 15h, com o CDA e, das 19h às 22h, com a Amazonas Band.

O Teatro da Instalação está localizado na Rua Frei José dos Inocentes, s/nº, no Centro de Manaus. Para mais informações: dcculturais@cultura.am.gov.br ou (92) 3090-6802

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade