Táxis Fluviais ou Bandeirinhas: transporte típico em Barcelos faz sucesso entre visitantes

Também chamados de bandeirinhas, esses transportes não possuem aplicativos, mas estão sempre disponíveis em seus pontos de embarque e desembarque, para fazer travessias para lugares mais próximos da cidade.

Foto: Reprodução/Instagram – Erick Frota

Barcelos é um município do Amazonas conhecido por sua história e rica cultura, que incluem romarias de forte preservação cultural e o Festival do Peixe Ornamental, um dos maiores e mais aguardados eventos da região. A cidade é cheia, mas cortada por rios e igarapés, por isso o modo de locomoção tem suas particularidades como em muitas cidades amazônicas. Mas é possível chamar um táxi para se locomover por lá: um táxi fluvial.

Também chamados de bandeirinhas, esses transportes não possuem aplicativos, mas estão sempre disponíveis em seus pontos de embarque e desembarque, para fazer travessias para lugares mais próximos da cidade. O destino mais procurado é a famosa Praia Grande.

Leia também: 3 atrações turísticas imperdíveis em Barcelos, no Amazonas

Os bandeirinhas ficaram conhecidos por esse nome por usarem uma bandeira pequena em sua embarcação. No município, existem duas associações a Mariuá Táxi Fluvial e a Uber Fluvial. 

Leia também: Conheça os tipos de embarcações mais usados na Amazônia

O bandeirinha Nivaldo Braga é membro credenciado desde 2005 e já trabalha com essa atividade há 20 anos. Apesar do tempo, contou ao Portal Amazônia, recorda com gratidão os pioneiros desse movimento: 

“Os fundadores dessa atividade que hoje fazemos foram o Luiz Maia da Silva, o Antônio da Silva Fonseca, o Nixo Garrido e o Edgard’s Bittencourt. Sou funcionário de uma empresa privada e nos finais de semana exerço a função de bandeirinha para complementar a minha renda”.

Foto: Nivaldo Braga/Arquivo pessoal

Segundo Nivaldo, existem duas épocas do ano em que o movimento melhora e, com isso, o aumento da renda das famílias também.

“Tem dois períodos de mais movimentação: no réveillon e no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, que sempre é realizado na última semana do mês de janeiro. Fazemos lindos passeios turísticos nas praias, observação de fauna e flora”, comentou.

Foto: Reprodução/Instagram – Erick Frota

O influenciador digital Erick Frota, o ‘Caboquinho’, tem uma página na redes sociais onde chegou a mostrar a aventura turística que é andar de táxis fluviais.

“Eles são organizados em duas associações. Com toda promoção da festa que foi feita na praia, possibilitou um reconhecimento maior para esses táxis fluviais. Continuar promovendo eventos na praia ajuda a aumentar a demanda para eles, como ocorrer mais vezes no ano, não somente em janeiro na festa do peixe ornamental”, sugeriu Erick.

“Cheguei na cidade e as pessoas falaram: ‘olha, tu tem que viver a experiência por inteiro aqui, fazer a experiência de andar num táxi fluvial’. Então eu disse que precisava gravar um vídeo contando como é a experiência de atravessar a frente da cidade de Barcelos até a praia e o cotidiano do bandeirinha. Daí veio a ideia dessa curiosidade para as redes sociais, eu gosto de ir por aquele caminho onde pouco se fala, gosto de desse destaque”, afirmou.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Com a experiência, segundo o influenciador, Barcelos “tem um potencial turístico grande”, por ser uma cidade que tem praia no período de seca, principalmente pelas belezas naturais, com praias acessíveis e quiosques a beira rio.

*Por Karleandria Araújo, estagiária sob supervisão de Clarissa Bacellar

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

História e importância cultural da Terra Indígena São Marcos, em Roraima

A Terra Indígena São Marcos é cortada pela BR-174, rodovia que liga a capital Boa Vista ao município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Leia também

Publicidade