Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Segunda, 21 Setembro 2020

Série semanal de lives traz reflexões para o Dia Internacional da Juventude

Celebrado anualmente em 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude é a inspiração para o tema da programação online do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT). Na série de lives semanais, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) convida representantes e pesquisadores sociais para refletir sobre os jovens e seu papel diante da pandemia, patrimônio, democracia e direitos.

As transmissões ocorrem às 19h, nas redes sociais do Museu de Arte Sacra. O quadro Você Sabia? e Contos da Minha Cidade complementam a programação.

Quinta-feira (13.08): Juventude e pandemia

O estudante universitário e conselheiro estadual de educação, Daniel Vitor Pereira, vai falar sobre a situação atual da juventude mato-grossense em meio à pandemia, e dos reflexos nas áreas de educação, cultura e espaços de vivências.

Sexta-feira (14.08): Juventude e patrimônio cultural - uma discussão a partir do grafismo urbano

Durante a live, a doutora em sociologia, Joyce Louback, vai discutir como os jovens assumem o protagonismo na discussão sobre o direito à cidade, a partir da prática do grafismo urbano e de noções de patrimônio cultural. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Joyce conversará também sobre como o Estado dialoga com a escrita urbana, que ora é considerada legítima, ora clandestina.

Sábado (15.08): Juventude e democracia

Pedro Henrique Ferreira Marques, advogado, professor e presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MT, trata da necessidade de defesa da Constituição e da Democracia pela juventude. Para o convidado, ma sociedade engajada na luta pela democracia avança no sentido oposto ao totalitarismo e à desigualdade social.

Curso de Extensão

Embora com atendimento suspenso ao público, o Museu de Arte Sacra tem utilizado várias ferramentas para levar à população a importância da preservação da sua memória e bens culturais. Sua mais recente ação é a oferta do curso de extensão de Educação Patrimonial e Novas Tecnologias, na modalidade Ensino à Distância (EAD).

O curso visa promover a capacitação de agentes para a identificação, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Mato Grosso com o desenvolvimento de projetos em um ambiente mediado pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Com carga horária de 60 horas e certificação emitida pela Universidade Federal de Mato Grosso, a capacitação já está com inscrições encerradas devido ao preenchimento das 100 vagas disponíveis.

Veja mais notícias sobre CulturaMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Segunda, 21 Setembro 2020

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/

No Internet Connection