Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 23 Janeiro 2021

Série 'Os Maninhos' mostra bastidores e cotidiano das produções musicais em Manaus

WhatsApp-Image-2020-12-26-at-09.07.44

O trio musical formado por Agenor Vasconcelos, Magaiver Santos e Marcelo Nakamura, apresenta 'Os Maninhos', série audiovisual que traz a dinâmica, a intimidade e cotidiano das produções musicais de Manaus. O projeto, contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, será lançado neste sábado (26), a partir das 16h, em live transmitida via Instagram.

Os Maninhos. (Foto: Anália Nogueira/Divulgação)

Em formato de um programa minimalista e descontraído, a série propõe mostrar a produção musical na cidade em um trabalho de articulação em rede, coletiva, com o objetivo de fortalecer a cena. Os músicos convidados se encontram com 'Os Maninhos' para conversar, trocar experiências e compor. "Gravamos três faixas demonstração e um vídeo de apresentação de nossa vereda criativa. Baixo, curimbó, banjo, violão, samples e voz", explica o produtor Agenor Vasconcelos, que assina a produção com Nakamura e Magaiver Santos.


Agenor explica que a ideia é ser um programa periódico, com participação aberta, para ser veiculado em diversos canais culturais. "Pretendemos trabalhar com uma formação aberta, apta a receber convidados para tocar, cantar e compor. Foi nesse sentido que o Edital Manaus de Conexões Culturais 2020 otimizou o projeto para o formato agora apresentado. O projeto também foi finalista Natura Musical 2020".


´Os Maninhos´ apresentam episódios com depoimentos e canções de Agenor, Marcelo e Magaiver, Eduardo Branco e Victor Félix. Os músicos indígenas Pelé da Guitarra e Ary Até Kuema apresentam edição especial com o legítimo Kuximawara (música popular indígena).


Os Maninhos


Magaiver Santos, Marcelo Nakamura e Agenor Vasconcelos são compositores na cena de música manauara. Afetados pela pandemia, compartilham com o setor cultural a necessidade de ampliar os meios de difundir, trabalhar e gerar renda por meio da música.


Os músicos trabalham na área há mais de 10 anos e já tocaram em diversos lugares do Brasil. Esses compositores se destacam na cena da música regional, especialmente em Manaus. Produziram e lideraram bandas como agenoragostinhoeleo, Alaídenegão, Casa de Caba, Sindicato dos Artistas Carentes, Tribo Zaggaia, Naka e os Piranha.


Têm músicas gravadas por diversos artistas e grupos, com faixas sendo reproduzidas como vinhetas em canal de TV regional. Construíram uma rede de eventos fundamentais para o setor local e articulam ações com países vizinhos, como a Live Latinomanauara e La Rockola (Europa). Também estão envolvidos com pesquisas em nível técnico e acadêmico sobre música indígena, prática vocal e harmonização de músicas da região.


Serviço


Live de lançamento série audiovisual 'Os Maninhos'
QUANDO: Sábado, 26/12, a partir das 16h
ONDE: Instagram @agenorvasconcelos

Veja mais notícias sobre AmazonasCulturaNotíciasArte.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 23 Janeiro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/