Santo Antônio do Rio Madeira, a cidade rondoniense que sumiu do mapa

A história de Santo Antônio do Rio Madeira está relacionada ao ciclo do ouro e à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Foto: Coleção Dana Merrill / Tratamento dos negativos e diapositivos do Servico de Documentacao Textual e Iconografia – L3 Conservação de Acervos S/S Ltda / Reproducao digital – Um Certo Olhar Imagens e Editora Ltda. / 2011

Localizado em Porto Velho, Rondônia, o Sítio Histórico de Santo Antônio do Alto Madeira é um marco da ocupação da região Norte do Brasil. Mas você sabia que o local, com desenvolvimento promissor no início do século passado, se tornou um local abandonado e que praticamente “sumiu” do mapa?

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

História

Fundada em 1914, a origem da cidade de Santo Antônio do Rio Madeira está relacionada ao ciclo do ouro e à construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, que visava facilitar o transporte de mercadorias entre o Brasil e a Bolívia.

Foto: Reprodução/Brasil-turismo

Nesse sentido, a cidade foi estabelecida com a intenção de ser um ponto estratégico para o escoamento do ouro extraído das minas da região e o transporte de outros produtos.

Com o tempo, a cidade cresceu, atraindo trabalhadores e comerciantes que viviam do movimento comercial gerado pela ferrovia e pelo ciclo do ouro e da borracha.

Esquecimento

Contudo, a exploração do ouro na região entrou em declínio no início do século XX, o que resultou em uma diminuição da atividade econômica local e da população da cidade. A ferrovia também teve sua função reduzida, o que afetou ainda mais a viabilidade da cidade.

Durante a década de 1950, a cidade foi abandonada, principalmente por conta da falta de recursos e da crescente dificuldade em manter a infraestrutura básica.

A deterioração dos imóveis e a ausência de novas iniciativas para revitalizar a cidade resultaram no seu abandono definitivo. O local, que antes abrigava uma comunidade de trabalhadores e suas famílias, ficou deserto ao longo dos anos.

Hoje, as ruínas de Santo Antônio do Rio Madeira são um marco histórico e servem como lembrança da atividade econômica que a cidade experimentou durante os primeiros anos do século XX. O abandono e a deterioração das construções antigas são evidências do fim da era da ferrovia e da exploração mineral na região, que teve grande impacto na formação de Porto Velho e de Rondônia.

Leia também: Do ápice ao esquecimento: conheça construções abandonadas na Amazônia

Atualmente

O sítio apresenta, atualmente, ruínas do antigo complexo hidrelétrico e das edificações que serviram de suporte à usina. O local ainda guarda resquícios da história da formação econômica e social do estado.

Para pesquisadores, a revitalização do Sítio Histórico de Santo Antônio poderia impulsionar o turismo e resgatar parte da memória de Rondônia. Projetos de recuperação e transformação do espaço em um centro cultural ou museu ao ar livre já foram sugeridos, mas sem avanços concretos.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você sabia que uma igreja em Manaus já foi atingida por avião?

O acidente foi registrado pelo 'O Jornal': a aeronave, em um voo rasante sobre a região central da cidade, colidiu com a cruz da torre da Igreja dos Remédios.

Leia também

Publicidade