Foto: Reprodução/Google Maps
Manaus (AM) possui várias ruas e avenidas cujos nomes são datas, muitas vezes homenageando acontecimentos que marcaram a sociedade local e/ou nacional. Por causa da correria do dia a dia quase nunca prestamos atenção sobre a origem dessas datas e a sua importância histórica ou até mesmo referências religiosas.
O Portal Amazônia preparou uma lista em que desvenda a origem de alguns desses nomes. Confira:
Rua 24 de Maio
Localizada no Centro, a Rua 24 de Maio é conhecida por ser o endereço de lugares como o Hospital Beneficente Portuguesa e o Campo de Futebol do Colégio Dom Pedro.
A data é uma das mais importantes para Manaus. Foi neste dia, no ano de 1884, que os escravos negros foram libertados na capital amazonense. O fato ocorreu dois meses antes da abolição da escravidão no Amazonas e quatro anos antes da Lei Áurea (13 de maio de 1888), assinada pela Princesa Isabel, abolindo a escravidão no país.
A data também é referência às comemorações de Nossa Senhora Auxiliadora, figura católica invocada em momentos de dificuldade e que intercede por quem lhe pede ajuda junto a Deus.

Avenida 7 de Setembro
Outra via urbana de grande relevância na cidade é a Avenida 7 de Setembro. A data é referência à uma dos momentos históricos mais marcantes da história do país; a Independência do Brasil, anunciada nesta data no ano de 1822, marcando o fim do domínio português e a conquista da autonomia política da nação brasileira.

Avenida 10 de Julho
A Avenida 10 de Julho também é super popular na capital amazonense. Isso porque é lar de lugares icônicos para o turismo, como o Largo de São Sebastião, a Paróquia de São Sebastião, o Teatro Amazonas e o Juma Opera.
Mas a data é importante para o estado pois foi no dia 10 de julho de 1884, dois meses depois da abolição da escravidão em Manaus, que o Presidente Theodoreto Carlos de Faria Souto (1841-1893) abolia a escravidão na Província do Amazonas.
O Amazonas foi um dos pioneiros neste movimento, sendo a segunda Província a abolir a escravidão, uma vez que, em 25 de março de 1884, o Ceará já havia realizado a emancipação de escravos.

Rua 13 de Maio
No bairro do Educandos, esta rua é percurso de diversos motoristas diariamente, mas você sabe à que momento histórico ela se refere?
A via homenageia à Abolição da Escravatura no Brasil, em 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel. Quatro anos depois das abolições realizadas no Ceará e no Amazonas.

Rua 5 de Setembro
Localizada no bairro Japiim, a Rua 5 de Setembro termina na Avenida Tefé. A data tem referência à elevação do Amazonas à categoria de Província, em 1850, por D. Pedro II. A elevação à categoria de Província foi um marco na história do estado porque passou a lhe conferir autonomia administrativa e política.
A data também é quando se celebra o Dia da Amazônia, para lembrar e conscientizar sobre a importância da preservação da floresta amazônica. Ela foi escolhida como uma homenagem à criação da Província do Amazonas.

E aí? Quais outras ruas devem entrar para esta lista?