Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta, evento gratuito que celebra a diversidade cultural amazônica

Roraima será o segundo estado a receber o Festiva. O projeto itinerante celebra e reafirma a potência criativa e a diversidade da Amazônia.

Boa Vista será a segunda cidade a receber o Festival dos Povos da Floresta, projeto itinerante que celebra e reafirma a potência criativa e a diversidade da Amazônia. O evento gratuito, que será entre os dias 22 e 28 de agosto, se consolida como espaço de visibilidade, valorização e protagonismo para as artes produzidas pelos povos da floresta.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp 

Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta
Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta. Foto: Divulgação

Idealizado pela Rioterra e apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto promove o encontro entre tradição e contemporaneidade, e ainda fomenta um espaço de visibilidade nacional para os povos da Amazônia.

Segundo a diretora executiva e responsável pela curadoria musical do Festival dos Povos da Floresta, Aline Moraes, a festa em Boa Vista promete manter e aprofundar o olhar iniciado em Porto Velho, exaltando as mulheres da floresta, a afetividade que conecta a Amazônia ao Brasil e a ancestralidade sonora dos povos originários e mestres de cada território — do movimento Beradero ao Roraimeira.
Com atividades gratuitas e acessíveis para todos os públicos, o festival valoriza mestres da cultura popular, coletivos artísticos, artistas indígenas e lideranças territoriais, compondo um mosaico vivo das expressões amazônicas.

Leia também: Série l A cara da Amazônia: 5 animais que são a cara de Roraima

Atrações

Na sexta, dia 22, o encontro da Orquestra IBVM (Instituto Boa Vista de Música) com Eliakin Rufino e Lionella dialoga com a ancestralidade do Grupo Kapoi (povo indígena de Roraima), o elo interoperacional e a conexão com o Brasil, ao trazer pela primeira vez a Boa Vista Thalma e Heloise com um show que todos irão cantar juntos.

Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta. Foto: Divulgação

No sábado, 23, Socorro Lira apresenta Dharma, também inédito em Boa Vista, seguido de Do Cangaço ao Seringal, de Patrícia Morais com Anne Louise e a Quadrilha Agitação, valorizando a Amazônia Nordestina.

No domingo, 24, a força ritual da performance do Povo Gavião (RO) antecede o encontro de Binho (RO) e Leka Denz (RR), celebrando a conexão Rondônia–Roraima e encerrando com a homenagem ao movimento Roraimeira, protagonizados por Neuber Uchôa e Zeca Preto convidando Ana Lu e o Bodó Valorizado. Um palco onde memória, afeto e diversidade constroem pontes entre tradição e contemporaneidade.

Leia também: Instância é criada em Roraima para fortalecer turismo de aventura e cultural

Exposição

A programação ainda inclui a exposição Povos da Floresta que reúne obras inéditas de artistas convidados, como Paula Sampaio (PA) e Gustavo Caboco (RR) que assina o logo do projeto, e selecionados por meio de chamamento público, e segue com uma intensa imersão artística e cultural, a qual contempla vídeos de realidade aumentada, produzidos exclusivamente para a interação com o público e curtas que foram selecionados também por meio de chamamento público.

Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta. Foto: Divulgação

A proposta convida o público a vivenciar uma experiência estética profunda, que atravessa o som, a imagem e a relação entre pessoas e territórios.

Além das atrações musicais e exposições, o festival oferece uma programação formativa com oficinas de vídeo e fotografia com celular, rodas de conversa temáticas e vivências culturais. A proposta é promover o encontro entre tradição e contemporaneidade, estimulando o reconhecimento da Amazônia como território de criação, inovação e resistência cultural.

Roteiro nacional

Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta. Foto: Divulgação

Depois de Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), o Festival dos Povos da Floresta segue para Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF). Em cada cidade, serão realizadas atividades que fortalecem redes de intercâmbio entre artistas, mestres da cultura popular, lideranças indígenas e coletivos culturais, criando pontes afetivas e artísticas em defesa da floresta e de seus povos.

Sobre a Petrobras e a parceria

Roraima receberá Festival dos Povos da Floresta. Foto: Divulgação

A Petrobras apresenta o Festival dos Povos da Floresta reafirmando seu compromisso com a cultura brasileira e com a valorização das múltiplas identidades que compõem o país. O patrocínio à iniciativa integra um amplo programa de apoio à cultura popular, como o Festival de Parintins e as festas juninas do Nordeste, promovendo o fortalecimento de expressões artísticas e tradicionais. Por meio dessa parceria, a Petrobras reconhece a cultura como força de identidade, inclusão e transformação.

Sobre a Rioterra

A Rioterra – Centro de Inovação da Amazônia é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e uma Instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) fundada em 1999. Atua no desenvolvimento de projetos que aliam conhecimento, sustentabilidade e inclusão social, contribuindo para o fortalecimento de comunidades e o desenvolvimento territorial da Amazônia. O Festival dos Povos da Floresta marca a criação do seu braço cultural, ampliando a atuação da instituição no campo das artes e da cultura.

Instagram: @festivaldospovosdafloresta
Email: festival@rioterra.org.br

Serviço

  • Festival dos Povos da Floresta – Etapa Boa Vista
  • Data: 22 a 28 de agosto de 2025
  • Locais: Teatro Municipal de Boa Vista
  • Entrada: Gratuita
  • Esquenta – Espaço Marupiara: 21 de agosto de 2025 – a partir de 20h.

Mais informações, horários e programação geral:
@festivaldospovosdafloresta | festival@povosdafloresta.art.br

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Gente do Norte Empresas: saiba quem é Ari Silva

Conheça Ari Silva: sócio dos Supermercados Santa Lúcia, é um dos convidados do programa Gente do Norte - Empresas, no Amazon Sat.

Leia também

Publicidade