Rapper amazonense Victor Xamã apresenta ‘Garcia’ no Rock in Rio 2024

O rapper natural de Manaus sobe ao palco 'Global Village', no dia 13 de setembro, com o show "Garcia", seu lançamento mais recente.

O rapper amazonense Victor Xamã será uma das atrações do Rock in Rio 2024, edição comemorativa de 40 anos. O artista apresentará o show ‘Garcia’ no dia 13 de setembro, no palco ‘Global Village’. O também produtor musical adiantou o que o público pode esperar dessa apresentação e sobre seus próximos lançamentos.

O manauara lembra que esta não é sua primeira participação no festival. Em 2022, Victor foi convidado pela cantora paraense Aíla para representar o Amazonas no palco “NAVE”.

No entanto, esta vai ser a primeira apresentação de Xamã com um show autoral, intitulado “Garcia” (2023), o seu álbum mais recente. Em entrevista ao Grupo Rede Amazônica, ele destacou a importância de apresentar o espetáculo em um dos palcos mais prestigiados do Brasil.

“Garcia, sem dúvida, é o meu trabalho que teve uma maior expressividade de possibilidades, de conexões com outros artistas, de shows. Acho que é uma maturidade musical que está estampada nesse trabalho também”, adiantou Victor.

“Então eu estou muito contente de estar apresentando o espetáculo desse disco mais recente num dos palcos mais importantes do Brasil, que é o palco do Rock in Rio”, completou.

Xamã acrescenta que se sente pronto e apto para representar o rap do Norte, especialmente de Manaus, com orgulho.

Rock in Rio

Como fã do gênero, o rapper revelou estar muito animado para assistir a outros shows do festival, especialmente, no dia 13 de setembro, dia da apresentação dele, que será dedicado ao rap, trap e hip-hop.

“Eu tô bem ansioso, mas eu não sei se vou conseguir assistir todos os shows, porque tem toda uma correria de produção e toda uma correria de preparação e concentração. Mas, com certeza, alguns shows eu vou estar presente sim”, contou.

Victor mencionou artistas como Travis Scott, 21 Savage, Matuê, Wiu e Teto, Veigh e KayBlack como alguns dos artistas que ele gostaria de ver.

Inspirações

Victor Xamã falou ainda sobre as suas influências culturais do Amazonas. Com entusiasmo, o artista destacou as bandas Casa de Caba e Jhonny Jack Mesclado, além do levantador de toadas, David Assayag, cuja voz o encantou desde criança.

Ele também cita inspirações em outros segmentos artísticos, como o ator Adanilo e o profissional de moda Maurício Duarte.

O manauara acredita que atualmente a arte do Norte do Brasil está sendo mais valorizada, e sente-se orgulhoso de fazer parte dessa geração.

“Eu sou muito feliz, assim, de estar fazendo parte dessa geração e dessa leva de amazonenses que estão fazendo a diferença na sua área de atuação”, enfatizou.

Victor Xamã apresentará o show “Garcia” no dia 13 de setembro. Foto: Eduardo Da Matta

Lançamentos

Em termos de lançamentos, Xamã destaca “Show My Love”, seu primeiro single de 2024, que teve uma ótima recepção. “As pessoas estão gostando bastante. Mais uma música em parceria com Duda Raupp, que fez o clipe, quem dirigiu o clipe foi o Matheus Cony, que dirigiu outros clipe meus que foram de grande sucesso”, lembrou ele.

Victor também contou que está envolvido em várias colaborações, incluindo um projeto com o rapper e ator carioca, Xamã.

“A gente ainda não tem uma previsão de quando que vai sair, mas posso dizer em primeira mão que tenho bastante música com ele e a gente ainda está vendo um destino para isso que foi criado”, revelou. Além disso, o amazonense planeja lançar a segunda parte do disco “Garcia” este ano e tem se dedicado à composição.

Sobre Victor Xamã

Victor Xamã, de 28 anos, é um rapper e produtor musical manauara que ganhou bastante destaque na cena do hip hop nacional com suas rimas que valorizam a cultura do Norte do Brasil.

Com mais de 10 anos de trajetória, o MC estreou com o disco “Janela”, em 2015, e hoje colhe os frutos do seu último lançamento, o álbum “Garcia”, inspirado na história de dedicação e vida do rapper e homenageia a trajetória de Helena, a mãe do artista, que ilustra a capa do disco.

O disco lançado em 2023 conta com participações especiais de Luedji Luna, Karen Francis, VND e Big Bllakk, Makalister, Matheus Coringa, Gigante No MIC e Gabi Farias.

“O álbum e sua narrativa abordam a experiência de alguém que deixa o norte do país e se muda para uma megacidade no sudeste, em busca de ampliar as possibilidades de seu talento”, diz Victor Xamã em sua biografia.

Expandindo a música amazonense pelo Brasil, ele já se apresentou em diversos teatros e festivais como Feira do Livro de Belém, Virada Cultural São Paulo e Casa Natura Musical, colaborando com artistas como Baco Exú do Blues, Léo Gandelman e Rashid.

O trabalho está disponível em todas as principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer e YouTube.

*Por Sabrina Rocha, do g1 Amazonas

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Maurício Ye’kwana é primeiro indígena a assumir chefia da Saúde Yanomami

Nomeação de Maurício foi publicada no Diário Oficial da União e é assinada pela ministra da Saúde Nísia Trindade. Com formação técnica em gestão territorial, ele é diretor-financeiro da Hutukara Associação Yanomami.

Leia também

Publicidade