Projeto musical reúne mais de 20 artistas de Cuiabá com apresentações em live

Neste domingo (14), se apresenta o duo Badan, formado pelos irmãos Mariana (violão e canto) e Bruno Badan (bateria)

Todos os domingos até o dia 25 de abril no canal Sumac Records no YouTube, mais de 20 artistas de Cuiabá vão se apresentar ao público. O projeto Sumac Sessions – 2ª edição, que foi contemplado em edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá traz em seu episódio desta semana neste domingo (14), às 12h, a apresentação do Badan, um duo formado pelos irmãos Mariana (violão e canto) e Bruno Badan (bateria) e com a participação especial do guitarrista Breno Ferro.
Foto: Divulgação

O primeiro episódio da sequência de oito entrevistas saiu dia 5 de março, como podcast e vídeos para Youtube e redes sociais (Instagram e Facebook). Em breve, as músicas serão registradas e disponibilizadas em plataformas de streaming como Spotify e Deezer, entre outras. Assim, o festival online será também um álbum de coletânea ao vivo de artistas com democratização do acesso, já que as transmissões terão tradução em libras.

A 2ª temporada da Sumac Sessions inclui a veiculação total de músicas autorais, transformando-as em episódios inéditos que são compartilhados nos canais da internet, com a estratégia de circulação digital operada na primeira edição, no entanto, ampliada pela experiência adquirida. Neste processo, os artistas gravaram entrevistas que passam a ser exibidas antecipadamente ao lançamento da cada sessão, permitindo assim, que o público conheça um pouco da sua trajetória.

As estrelas da programação têm em comum o desejo de empreender na música e para tanto, contam com o apoio da startup que dispõe de profissionais de diversas áreas – da técnica à comunicação dos produtos culturais, passando por assessoria de marketing e de negócios – e que ao acolher o artista dá a ele suporte para a criação artística.

Ao adentrar as portas do prédio no bairro Araés, os músicos encontram uma equipe engajada em projetá-los para além das fronteiras físicas, os apoiando na gravação e veiculação de seu trabalho. O projeto foi contemplado por edital da Lei Federal Aldir Blanc em Cuiabá, executado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.

O proponente Henrique Taveira conta que o projeto nasceu em outubro de 2020 e em menos de um mês após o seu lançamento alcançou uma audiência de quase 700 mil visualizações no YouTube.

“Quando o artista adentra o estúdio, ele pisa descalço no nosso tapete vermelho, como se estivesse em casa. Nesse clima intimista realizamos o registro em áudio e vídeo, durante a transmissão”, explica.

1ª edição

Na primeira temporada não houve qualquer investimento público, ressalta. “É com garra mesmo e claro, à base de muito planejamento, organização, parcerias e trabalho intenso dos artistas e da equipe da SUMAC. Os únicos recursos financeiros disponíveis foram utilizados para campanha de tráfego online”, explica o jovem que também é administrador.

Orquestrado pelo produtor musical Lucas Oliveira, todo o processo é feito por meio digital. E a ideia é criar um espaço que estimule a criatividade, o conhecimento, a coletividade colaborativa, participativa, organizada em rede, com gestão horizontalizada, no ambiente digital, atuante no segmento da música independente e autoral.

Lucas conta que a startup nasceu da vontade de movimentar o cenário artístico local. “Percebemos a dificuldade que os músicos da cena autoral e independente de Cuiabá e Mato Grosso tinham – e têm – de conectar as engrenagens da cadeia produtiva da música, de modo a alcançar o mercado consumidor e a possibilidade da sustentabilidade econômica”.

O passo seguinte foi criar, efetivamente, a ação que traria a ideia para o mundo real. “Nasceu então o primeiro e experimental produto da startup, a Sumac Sessions, uma temporada de trabalho com foco na pesquisa, concepção, criação e execução cultural que resultou na gravação audiovisual de 12 artistas, 25 músicas, sendo 15 canções autorais e 10 releituras”, conta.

Dentre os nomes que participaram do projeto estão Manu Beltrão, Gabriel Bong, Terra, João Reis, Gabriel Dall’onder, Gabriel Jacob, para ficar em poucos exemplos. Estes artistas ganharam o mundo por meio do canal do Sumac Sessions no YouTube, com difusão no Instagram e no Facebook. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade