Manaus 30º • Nublado
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Projeto digitaliza documentos judiciais produzidos sob regimes autoritários na Amazônia

'Digitalization of Justice court files under authoriarian regimes in Amazônia' ou 'Digitalização de documentos jurídicos sob governos autoritários na Amazônia', em tradução livre; esse foi o Projeto que foi selecionado pelo Modern Endangered Archives Program, da Biblioteca da Universidade da Califórnia (UCLA) nos Estados Unidos. O projeto tem por principal objetivo digitalizar e tornar acessíveis documentos jurídicos produzidos na Amazônia durante os governos autoritários no século XX. 

O conjunto de documentos digitalizados é composto por processos cíveis e criminais tramitados no Tribunal de Justiça da Comarca de Óbidos (PA), no período de 1900 a 1988, que compreende parte da Primeira República ao final da Ditadura Militar.

Programa dos EUA financia a digitalização de documentos do Séc. 20 de Óbidos. Foto: Divulgação/

"Os documentos históricos possuem valor inestimável e sua digitalização, além de propiciar a conservação dos originais, facilitará o acesso de pesquisadores e da sociedade em geral ao acervo",

explica o historiador Gefferson Ramos Rodrigues, professor do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa que integra a iniciativa.
Realizado pelo Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHBA), que é ligado ao curso de Licenciatura em História da Ufopa. 

O projeto também é vinculado ao Programa de Arquivos Modernos em Perigo (MEAP), da Biblioteca da Universidade da Califórnia (UCLA, Estados Unidos), que fomenta a proteção de acervos frágeis em diferentes locais do mundo.

As etapas do projeto incluem: organizar, higienizar, digitalizar e tornar acessível o acervo jurídico, com isso busca-se desenvolver e potencializar a pesquisa e a produção acadêmica na região e na Universidade. 

Em dezembro 2019, através de um edital realizou-se a seleção, por meio de entrevistas, selecionando-se 12 Bolsistas para as atividades. Os selecionados foram de cursos variados como: História, Arqueologia, Pedagogia, Antropologia, Direito, Letras e Ciências da computação.

Higienização de documentos históricos. Fonte: Ludovic Fossard, 2019

Um dos Bolsistas do projeto, Willemes André Lopes Batista, falou sobre sua motivação em estar no projeto: "Encontro no Centro de Documentação a oportunidade de ter acesso a grande número de informações e conhecimento de uma importante fonte histórica a ser explorada para pesquisa e ciência na Amazônia". 

Ao longo dos meses, o bolsista desenvolveu pesquisas, além de aprender de forma interdisciplinar. "O projeto já me ofereceu inicialmente a oportunidade para a publicação e desenvolvimento de alguns projetos pessoais, por ser processos com um material riquíssimo, e ter o primeiro contato com os documentos de Óbidos. Se trata de uma fonte inicial, para futuras pesquisas na região e formação de Base de Dados para o Centro e pesquisadores locais".

CDHBA 

O Centro foi criado em 2017 com o propósito de catalogar, digitalizar e disponibilizar para consulta documentos históricos da região. Já desenvolveu trabalhos com arquivos dos séculos XIX e XX do Tribunal de Justiça e do Museu João Fona, ambos em Santarém, no Pará. 

O CDHBA conta com professores do corpo de docente do curso de História da UFOPA e também de professores colaboradores de outras Universidades do Brasil e do exterior.

Mais informações AQUI.

*Com informações da Ufopa e CDHBA

Veja mais notícias sobre CulturaAmazôniaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 21 Fevereiro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/