Manaus 30º • Nublado
Terça, 05 Março 2024

Projeto 'Carimbó Galo Duro' celebra Dia do Carimbó em Belém

Para homenagear o carimbó, patrimônio imaterial brasileiro, celebrado no dia 26 de agosto, a Fundação Carlos Gomes e o Instituto homônimo promoverão a apresentação do 'Carimbó Galo Duro', com um show gratuito e aberto ao público, nesta sexta (25), às 17h, na sede da instituição (na Avenida Gentil Bitencourt, no bairro de Nazaré) em Belém (PA). 

A programação faz parte do Projeto Música no Jardim, que busca proporcionar atrações culturais para os alunos da instituição e para o público.
Foto: Divulgação/Agência Pará

Fundado no mês de janeiro deste ano, o 'Carimbó Galo Duro' surgiu a partir da necessidade de ter um grupo artístico para realizar apresentações em um evento da Prefeitura de Belém.  

"A partir desta ideia, perguntei aos meus colegas do Núcleo de Percussão, ao técnico Marcelo Cardoso e ao professor Claudionor Amaral se não poderíamos tocar carimbó em São Braz. Então, em fevereiro, desenvolvemos um projeto de extensão para promover a vivência do carimbó dentro das dependências do Instituto Estadual Carlos Gomes, com o principal objetivo de estimular os nossos alunos a aprenderem a linguagem característica desse ritmo",

explicou o professor Ricardo Aquino, que é músico do Instituto Estadual Carlos Gomes e responsável pelo projeto.

Ricardo Aquino também explica que o 'Carimbó Galo Duro' tem um núcleo formado por professores e técnicos da instituição. Após a formatação do projeto, as inscrições foram abertas para os alunos do instituto e para o público externo, que quisessem participar desta iniciativa, que proporciona a vivência deste ritmo paraense, através das leituras, pesquisas sobre os mestres e mestras que mantém a tradição musical, além da oportunidade de troca de experiências em torno deste ritmo musical.

Além disso, o projeto tem a proposta de investigar o carimbó por meio dos vários elementos constituintes da obra dos mestres, que são abordados em sala, como: estilo composicional, forma, padrões harmônicos e melódicos, a prática do improviso, através da transcrição e execução dos solos das canções. 

A iniciativa também conta com o Ciclo de Convidados, para reunir mestres e pesquisadores do carimbó para darem dicas e incentivar os músicos mais jovens e iniciantes a se interessarem pelo aprendizado da linguagem do ritmo paraense. O 'Carimbó Galo Duro' já compôs três canções próprias e o objetivo é ampliar o repertório autoral a partir das atividades desenvolvidas pelo grupo

@ricardoaquino.69 Carimbó composto para o novo grupo de carimbó da Fundação Carlos Gomes, o CARIMBÓ GALO DURO. Este grupo será a base de um novo projeto de extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes, de Belém PA, para o estudo, pesquisa, criação e divulgação do Carimbó, ritmo característico do Estado do Pará.#percussão #banjo #carimbó #CapCut ♬ Flowers - Miley Cyrus

Veja mais notícias sobre CulturaPará.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 05 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/