Prédio tombado como patrimônio histórico de Porto Velho já foi hotel luxuoso; conheça a história

Edifício onde ficava o ‘Porto Velho Hotel’ era um dos locais mais badalados da cidade no inicio da década de 70. Prédio abrigou também o palácio das secretarias do governo de Rondônia.

O famoso prédio que já foi um hotel luxuoso, palácio das secretarias do governo e que atualmente funciona a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi oficialmente tombado como patrimônio histórico e cultural de Porto Velho.

A lei que reconhece o prédio foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionadas pelo prefeito no final do mês de abril de 2024. O edifício está localizado na avenida Presidente Dutra, no bairro Olaria, no centro da capital rondoniense.

Prédio que já foi um hotel luxuoso e badalado e palácio das secretarias do governo é tombado como patrimônio histórico e cultural . Foto: Reprodução/Acervo dos municípios brasileiros/IBGE

De acordo com historiadores, o prédio surgiu da necessidade da cidade de ter um hotel luxuoso, pois na época existia apenas o Hotel Brasil, que era feito de madeira. As obras no edifício começaram em 1948 e ele foi inaugurado em 1953 como “Porto Velho Hotel”.

Porto Velho Hotel foi um dos locais mais badalados da cidade na década de 60 e 70. — Foto: Acervo dos municípios brasileiros/ IBGE

O hotel passou a hospedar personalidades ilustres e também abrigou o famoso ponto de encontro da alta sociedade, conhecido como “Varanda Tropical”, entre 1964 e 1969. Esse foi um dos locais mais frequentados da cidade na época.

Em 1974, o Porto Velho Hotel foi desativado e, quatro anos depois, passou a ser o palácio das secretarias (que na época era Território Federal), até a criação da Esplanada das Secretarias, atualmente conhecida como Palácio Rio Madeira (CPA).

Na década de 80, prédio passa a ser a sede da Universidade Federal de Rondônia. Foto: Manoel Nascimento/Acervo IBGE

Na década de 80, o prédio passou a ser sede da antiga Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro), que oferecia os cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas.

Em 1982, quando Rondônia deixou de ser Território Federal e tornou-se um Estado, foi criada a Universidade Federal de Rondônia (Unir), que incorporou a estrutura da Fundacentro e começou a oferecer outros cursos de nível superior e realizar suas atividades acadêmicas no edifício.

Atualmente o prédio funciona como Reitoria, Pró-Reitorias e administração da Unir, e continua com sua fachada original. A parte interna foi mudada para adaptar salas e auditórios.

Unir Centro, antigo Porto Velho Hotel. Foto: Ana Kézia Gomes/g1 Rondônia

*Por Emily Costa, do g1 Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF abre procedimento para acompanhar medidas de proteção em favor do povo Munduruku 

No procedimento, o MPF solicita a apresentação de informações atualizadas sobre o cumprimento das medidas provisórias.

Leia também

Publicidade