Prédio tombado como patrimônio histórico de Porto Velho já foi hotel luxuoso; conheça a história

Edifício onde ficava o ‘Porto Velho Hotel’ era um dos locais mais badalados da cidade no inicio da década de 70. Prédio abrigou também o palácio das secretarias do governo de Rondônia.

O famoso prédio que já foi um hotel luxuoso, palácio das secretarias do governo e que atualmente funciona a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi oficialmente tombado como patrimônio histórico e cultural de Porto Velho.

A lei que reconhece o prédio foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionadas pelo prefeito no final do mês de abril de 2024. O edifício está localizado na avenida Presidente Dutra, no bairro Olaria, no centro da capital rondoniense.

Prédio que já foi um hotel luxuoso e badalado e palácio das secretarias do governo é tombado como patrimônio histórico e cultural . Foto: Reprodução/Acervo dos municípios brasileiros/IBGE

De acordo com historiadores, o prédio surgiu da necessidade da cidade de ter um hotel luxuoso, pois na época existia apenas o Hotel Brasil, que era feito de madeira. As obras no edifício começaram em 1948 e ele foi inaugurado em 1953 como “Porto Velho Hotel”.

Porto Velho Hotel foi um dos locais mais badalados da cidade na década de 60 e 70. — Foto: Acervo dos municípios brasileiros/ IBGE

O hotel passou a hospedar personalidades ilustres e também abrigou o famoso ponto de encontro da alta sociedade, conhecido como “Varanda Tropical”, entre 1964 e 1969. Esse foi um dos locais mais frequentados da cidade na época.

Em 1974, o Porto Velho Hotel foi desativado e, quatro anos depois, passou a ser o palácio das secretarias (que na época era Território Federal), até a criação da Esplanada das Secretarias, atualmente conhecida como Palácio Rio Madeira (CPA).

Na década de 80, prédio passa a ser a sede da Universidade Federal de Rondônia. Foto: Manoel Nascimento/Acervo IBGE

Na década de 80, o prédio passou a ser sede da antiga Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro), que oferecia os cursos de administração, ciências contábeis e ciências econômicas.

Em 1982, quando Rondônia deixou de ser Território Federal e tornou-se um Estado, foi criada a Universidade Federal de Rondônia (Unir), que incorporou a estrutura da Fundacentro e começou a oferecer outros cursos de nível superior e realizar suas atividades acadêmicas no edifício.

Atualmente o prédio funciona como Reitoria, Pró-Reitorias e administração da Unir, e continua com sua fachada original. A parte interna foi mudada para adaptar salas e auditórios.

Unir Centro, antigo Porto Velho Hotel. Foto: Ana Kézia Gomes/g1 Rondônia

*Por Emily Costa, do g1 Rondônia

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade