Povo Karipuna vence os Jogos Interculturais Indígenas 2024, em Oiapoque

Integrando o 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará, disputa encerrou no sábado (30).

Foto: Max Renê/GEA

Primeiro lugar em três competições, os Karipunas foram o maior destaque dos Jogos Interculturais Indígenas, realizado este ano em Oiapoque (AP). As competições encerraram no sábado (30), durante o 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará, organizadas pelo Governo do Estado com apoio de parceiros.

Foram três dias de disputas entre times que representaram nove etnias. O povo Karipuna venceu nas modalidades futebol, no masculino e no feminino, e corrida com tora, no feminino. Com o objetivo de enaltecer as tradições e costumes e integrar os povos, o festival reuniu cerca de 600 indígenas em atividades na aldeia do Manga, em Oiapoque, e na sede do município.

Além dos jogos, o evento contou com artesanato, artes visuais, pintura corporal, atividades culturais, feira gastronômica e atendimentos de saúde por meio da Coordenação de Saúde Indígena da Secretaria de Estado da Saúde, com atendimento médico, primeiros socorros, assistência farmacêutica, encaminhamentos para especialidades, e curativos.

Foto: Max Renê/GEA

“O Governo fez e faz políticas públicas pensadas em conjunto com as comunidades, como, por exemplo, estes jogos, que foi uma demanda dos povos indígenas. Esse tipo de programação mostra a força de vontade e a resistência da população indígena. Promover os esportes nas aldeias é também trazer bem-estar”, destacou a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque.

Além da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), o festival foi coordenado pelas secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Bem-Estar Animal, Cultura (Secult), Turismo (Setur), Ciência e Tecnologia (Setec), Desporto e Lazer (Sedel), Saúde (Sesa) e Comunicação (Secom).

A programação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Oiapoque, Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amapá (Fundação Marabaixo); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap); Universidade Federal do Amapá (Unifap); Amapatec; Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap); Corpo de Bombeiro Militar do Amapá, Defesa Civil Estadual e o Exército Brasileiro.

Confira o resultado dos jogos:

Futebol (masculino): Povo Karipuna
⁠Futebol (feminino): Povo Karipuna
⁠Cabo de força (masculino): Povo Palikur
⁠Cabo de força (feminino): Povo Galibi Maruõrno
⁠Arco Flexa (masculino): Edervan (Povo Galibi Kalinãn)
⁠Arco Flexa (feminino): Samira (Povo Apalay)
⁠Zarabatãna (masculino): Vagson (Povo Galibi Maruõrno)
⁠Zarabatãna (feminino): Marisele (Povo Palikur)
⁠Corrida com tora (masculino): Povo Tiriyó
⁠Corrida com tora (feminino): Povo Karipuna

*Com informações da Agência Amapá

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Espécies novas de sapos ajudam a entender origem e evolução da biodiversidade da Amazônia

Exames de DNA feitos nos sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas.

Leia também

Publicidade