Foto: Max Renê/GEA
Primeiro lugar em três competições, os Karipunas foram o maior destaque dos Jogos Interculturais Indígenas, realizado este ano em Oiapoque (AP). As competições encerraram no sábado (30), durante o 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará, organizadas pelo Governo do Estado com apoio de parceiros.
Foram três dias de disputas entre times que representaram nove etnias. O povo Karipuna venceu nas modalidades futebol, no masculino e no feminino, e corrida com tora, no feminino. Com o objetivo de enaltecer as tradições e costumes e integrar os povos, o festival reuniu cerca de 600 indígenas em atividades na aldeia do Manga, em Oiapoque, e na sede do município.
“Treinamos há semanas, nos dedicando às modalidades e levamos no futebol e corrida com tora. A gente está muito feliz porque o futebol é uma modalidade que gostamos muito, que jogamos praticamente todos os dias aqui nesse campo”, celebrou Ingrid Monteiro, de 33 anos, jogadora Karipuna que competiu no futebol e na corrida com tora de madeira.
Além dos jogos, o evento contou com artesanato, artes visuais, pintura corporal, atividades culturais, feira gastronômica e atendimentos de saúde por meio da Coordenação de Saúde Indígena da Secretaria de Estado da Saúde, com atendimento médico, primeiros socorros, assistência farmacêutica, encaminhamentos para especialidades, e curativos.
“O Governo fez e faz políticas públicas pensadas em conjunto com as comunidades, como, por exemplo, estes jogos, que foi uma demanda dos povos indígenas. Esse tipo de programação mostra a força de vontade e a resistência da população indígena. Promover os esportes nas aldeias é também trazer bem-estar”, destacou a secretária dos Povos Indígenas, Sônia Jeanjacque.
Além da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), o festival foi coordenado pelas secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Bem-Estar Animal, Cultura (Secult), Turismo (Setur), Ciência e Tecnologia (Setec), Desporto e Lazer (Sedel), Saúde (Sesa) e Comunicação (Secom).
A programação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Oiapoque, Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Amapá (Fundação Marabaixo); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap); Universidade Federal do Amapá (Unifap); Amapatec; Instituto de Desenvolvimento Rural (Rurap); Corpo de Bombeiro Militar do Amapá, Defesa Civil Estadual e o Exército Brasileiro.
Confira o resultado dos jogos:
Futebol (masculino): Povo Karipuna
Futebol (feminino): Povo Karipuna
Cabo de força (masculino): Povo Palikur
Cabo de força (feminino): Povo Galibi Maruõrno
Arco Flexa (masculino): Edervan (Povo Galibi Kalinãn)
Arco Flexa (feminino): Samira (Povo Apalay)
Zarabatãna (masculino): Vagson (Povo Galibi Maruõrno)
Zarabatãna (feminino): Marisele (Povo Palikur)
Corrida com tora (masculino): Povo Tiriyó
Corrida com tora (feminino): Povo Karipuna
*Com informações da Agência Amapá