Portal Amazônia responde: qual o significado do termo ‘perreché’?

O termo faz parte de um dos gritos de guerra do touro vermelho: "Mexeu com perreché, mexeu com todo mundo".

‘Treme terra’, canção do Boi Bumbá Garantido

O termo ‘perreché‘ é utilizado em diversas canções pelo boi bumbá Garantido, que disputa do título do Festival Folclórico de Parintins com o Caprichoso há mais de 50 anos. Inclusive, faz parte de um dos gritos de guerra do touro vermelho: “Mexeu com perreché, mexeu com todo mundo”.

A equipe do Portal Amazônia conversou com o doutor em linguística e autor do dicionário “Amazonês”, Sérgio Freire, sobre o surgimento da palavra que virou marca registrada do bumbá de coração na testa.

📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

De acordo com Freire, o termo ‘perreché’ é usado para se referir aos torcedores do Boi Garantido há muitos anos.

“Sua origem remonta à década de 1960, quando era utilizado de forma pejorativa pelos torcedores do Boi Caprichoso para se referir aos moradores mais humildes da Baixa do São José, reduto do Boi Garantido”, explicou.

Ainda segundo o especialista, a palavra é uma corruptela de “Pé Rachado”, ou seja, quando as pessoas andavam descalças e os pés ficavam rachados. Por isso, inicialmente, o termo ‘perreché’ tinha uma conotação negativa, associada à pobreza e simplicidade dos moradores da região de Parintins.

Mudança

No entanto, com o passar do tempo, os próprios torcedores do Garantido abraçaram o termo e o ressignificaram como uma expressão de orgulho e pertencimento à sua comunidade.

Hoje, ser chamado de ‘perreché’ é motivo de honra para os torcedores do Boi Garantido, que veem nesse termo uma representação de sua origem humilde, mas também de sua paixão e devoção ao boi vermelho.

E aí? Já sabia disso?

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Camu-camu é usado para enriquecer farinha de mandioca

Desidratados sob diferentes métodos tecnológicos, os resíduos agroindustriais de frutos de camu-camu, adicionados à farinha de mandioca, incrementaram significativamente os produtos finais.

Leia também

Publicidade